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Título: A concepção do ensino da leitura a partir dos gêneros textuais para os atores educacionais
Autor(es): Azevêdo, Anna Maria Barros de
Orientador(es): Bortone, Márcia Elizabeth
Assunto: Letramento
Alfabetização
Prática de ensino
Data de publicação: 18-Jun-2013
Referência: AZEVÊDO, Anna Maria Barros de. A concepção do ensino da leitura a partir dos gêneros textuais para os atores educacionais. 2013. 56 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente dissertação surgiu de minha inquietação sobre como seria a concepção do ensino da leitura a partir dos gêneros textuais para os atores educacionais. O objetivo foi analisar como quatro agentes educacionais concebiam o desenvolvimento da alfabetização e do letramento em sala de aula, a partir dos gêneros textuais. Realizamos pesquisa qualitativa com foco em concepções sociais. Os procedimentos metodológicos compreenderam: entrevista semi-estruturada e análise qualitativa dos dados coletados. Os teóricos selecionados nos proporcionaram subsídios válidos à nossa pesquisa e nos deram respaldo para acreditarmos que, embora a educação deva buscar uma alfabetização por meio do letramento, essa realidade ainda não se concretizou no dia a dia de sala de aula, apesar de os gêneros textuais estarem sendo amplamente trabalhados nos cursos de formação docente no Brasil. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work emerged from our concern about the conception of the teaching of reading from the text genres to the educational actors. Our goal was to analyze how four educational agents conceived the development of alphabetization and literacy in classroom from the text genres. We conducted qualitative research focusing on social conceptions. The methodological procedures comprised semistructured interviews and qualitative data analysis. The theorists selected provided us valid subsidies to our research and supported us on the belief that, although the education should seek an alphabetization through literacy, such reality has not been verified on the daily routine of the classroom yet, despite the text genres are widely addressed in teacher training courses in Brazil.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2013.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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