Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/13273
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LorenaKassiaLima.pdf589,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbreu-Rodrigues, Josele-
dc.contributor.authorLima, Lorena Kássia de-
dc.date.accessioned2013-06-06T15:23:42Z-
dc.date.available2013-06-06T15:23:42Z-
dc.date.issued2013-06-06-
dc.date.submitted2013-03-13-
dc.identifier.citationLIMA, Lorena Kássia de. Efeito da (im)previsibilidade e da (in)controlabilidade de estímulos sobre novas aprendizagens. 2013. xi, 52 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/13273-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2013.en
dc.description.abstractO presente trabalho avaliou, com estudantes universitários, o papel da (im)previsibilidade de estímulos em situações de (in)controlabilidade. O procedimento envolvia a apresentação de tons e uma tarefa de emissão de sequências de quatro respostas. Na Fase de Treino, os participantes dos grupos Controlável-Previsível (CP) e Controlável-Imprevisível (CI) foram expostos a eventos controláveis (o tom poderia ser interrompido se a sequência fosse diferente das cinco anteriores); os participantes dos grupos Incontrolável-Previsível (IP), Incontrolável-Imprevisível (II) e Bloqueio (BQ) foram expostos a eventos incontroláveis (o tom não poderia ser interrompido). Além disso, os participantes foram expostos a diferentes intervalos entre tentativas (ITIs): para os participantes dos grupos CP, IP e BQ, os ITIs eram fixos (início do tom era previsível), e para os participantes dos grupos CI e II, os ITIs eram variáveis (início do tom era imprevisível). Os participantes do Grupo Controle (CT) não passaram por essa fase. Na Fase de Teste, todos os participantes deveriam emitir uma única sequência para obter reforço. Nessa última fase, os participantes do Grupo IP apresentaram maiores valores U e menores porcentagens de sequências reforçadas do que os participantes dos demais grupos, os quais não diferiram entre si. Esses resultados indicam que os eventos incontroláveis produziram déficits de aprendizagem, mas apenas quando esses eventos eram também previsíveis. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe present study evaluated, with college students, the role of stimuli (un)predictability in situations of (un)controllability. The procedure included tone presentations and a four- response-sequence task. In the Training Phase, the participants of the Controllable-Predictable (CP) and Controllable-Unpredictable (CI) groups were exposed to controllable events (the tones could be interrupted if the sequence differed from the previous five ones); the participants of the Uncontrollable-Predictable (IP), Uncontrollable-Unpredictable (II) and Blocking (BQ) groups were exposed to uncontrollable events (the tones could not be interrupted). Besides, the participants were exposed to different intertrial intervals (ITIs): for the participants of the CP, IP and BQ groups, the ITIs were fixed (tone initiation was predictable), and for the participants of the CI and II groups, the ITIs were variable (tone initiation was unpredictable). The participants of the Control Group (CT) were not exposed to this phase. In the Testing Phase, all participants were required to emit a unique sequence in order to obtain the reinforcer. In this last phase, the participants of the IP Group showed greater U values and lower percentages of reinforced sequences than the participants of the remaining groups, which did not differ among themselves. These results indicate that the uncontrollable events produced learning deficits, but only when these events were also predictable.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEfeito da (im)previsibilidade e da (in)controlabilidade de estímulos sobre novas aprendizagensen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordPsicologia - pesquisaen
dc.subject.keywordPsicologia da aprendizagemen
dc.subject.keywordCondicionamento operanteen
dc.subject.keywordDesamparo (Psicologia)en
dc.subject.keywordEstudantes universitáriosen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.