http://repositorio.unb.br/handle/10482/13008
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2013_PatriciaColmeneroMoreiraAlcantara.pdf | 2,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O amor no cinema contemporâneo : o construtor de sereias |
Autor(es): | Alcântara, Patrícia Colmenero Moreira de |
Orientador(es): | Silva, Gustavo de Castro e |
Assunto: | Cinema - enredos, temas etc. Amor no cinema |
Data de publicação: | 3-Mai-2013 |
Data de defesa: | 25-Fev-2013 |
Referência: | ALCÂNTARA, Patrícia Colmenero Moreira de. O amor no cinema contemporâneo: o construtor de sereias. 2013. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O amor é um dos assuntos mais recorrentes em todas as formas artísticas. Escritores, artistas e diretores se debruçaram sobre ele, como assunto e como musa. Diante de uma sociedade que abandonou antigos padrões, rompendo com casamentos, inaugurando novas aventuras sexuais e questionando que tipos de relação gostariam de viver, este trabalho investigou o panorama das relações amorosas no cinema contemporâneo. Para
tanto, utilizou noções de Gilles Deleuze e partiu da crise da imagem-ação e do rompimento com o cinema narrativo clássico para examinar o cinema atual diante das características da imagem-tempo. Tendo imperado um cinema romântico do happy end
até os anos 60, questionamos qual o amor que surgiu a partir desse momento. Os caminhos em busca dessa resposta foram traçados pelos estudos teóricos sobre o amor, os afetos e o cinema e por meio de análise fílmica de quatro filmes principais: “Uma mulher é uma mulher” (1961), de Jean-Luc Godard; “A Bela Junie” (2008), de Christophe
Honoré; “Um lugar qualquer” (2010), de Sofia Coppola e “Os sonhadores” (2003), de Bernardo Bertolucci. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT Love is one of the most recurrent subject in all art forms. Writers, artists and directors have looked upon it as a theme and as a muse. Faced with a society that abandoned old patterns, breaking marriages, opening new sexual adventures and wondering what kind of relationship they would like to live, this study investigated the panorama of love relationships in contemporary cinema. For this purpose, we used concepts of Gilles Deleuze and started with the crisis of the action-image and break with the classical narrative cinema to examine the current cinema on the characteristics of the time-image. Having reigned a romantic cinema with happy ending stories, until the 60s, we questioned the love that emerged from that time on. The paths in search of this response were outlined by theoretical studies about love, affections and film and film analysis through four major films: "A woman is a woman" (1961), by Jean-Luc Godard, "La belle personne" (2008), by Christophe Honoré, "Somewhere"(2010), by Sofia Coppola's and "The dreamers" (2003), by Bernardo Bertolucci. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Comunicação (FAC) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Gradução em Comunicação Social, 2013. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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