Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13004
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_DocentesBiblioteconomiaDocumentacao.pdf498,55 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorWalter, Maria Tereza Machado Teles-
dc.contributor.authorBaptista, Sofia Galvão-
dc.date.accessioned2013-05-02T20:34:52Z-
dc.date.available2013-05-02T20:34:52Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationWALTER, Maria Tereza Machado Teles; BAPTISTA, Sofia Galvão. Os docentes de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação no Brasil: alguns resultados de estudo exploratório sobre as representações da profissão bibliotecária. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 14, n. 28, p. 1-37, 2009. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2009v14n28p01>. Acesso em: 24 abr. 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/13004-
dc.description.abstractAs representações da profissão bibliotecária são analisadas sob a perspectiva dos docentes, em estudo exploratório. Os dados parciais apresentados refletem a opinião dos entrevistados acerca de sua percepção dos alunos, do curso, da profissão e dos organismos representativos dos bibliotecários. De modo geral, os professores manifestaram que os alunos não entram nos cursos por vocação, são originários de classes socioeconômicas menos favorecidas, possuem formação básica frágil e não estão interessados na carreira, mas somente no diploma. Apontaram problemas decorrentes da forma como são conduzidos os cursos, do modo como alguns professores atuam e de como trabalham para que os alunos adquiram conhecimentos e mudem suas atitudes. _______________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractRepresentations of the librarian profession are analyzed under the Librarianship and Information Science teachers. Data reflects how the intervewed teachers feel on various subjects such as: the students, the course, the profession and the representative librarians agencies. Most of them consider that the students do not enter the course by vocation, they are from lower socio-economic classes, they have a weak basic education and are not interested in the career, but only in getting a diploma. These teachers pointed out some problems on the way subjects are taught at Faculty, on the way teachers act and work towards the students improving their knowledge and changing their attitudes.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherDepartamento de Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - CED/UFSCen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleOs docentes de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação no Brasil : alguns resultados de estudo exploratório sobre as representações da profissão bibliotecáriaen
dc.title.alternativeLibrary, Documentation and Information Science Teachers’ in Brazil : some results of a exploratory reserch of professional representationsen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordBibliotecáriosen
dc.subject.keywordFormação profissionalen
dc.subject.keywordBiblioteconomia - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordEscolas de biblioteconomiaen
dc.subject.keywordProfessores universitáriosen
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades - corpo docenteen
dc.rights.licenseEncontros-Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/index. Acesso em: 24 abr. 2013en
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2009v14n28p01en
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/13004/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.