Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12988
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FormacaoProfissionalBibliotecario.pdf543,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorWalter, Maria Tereza Machado Teles-
dc.contributor.authorBaptista, Sofia Galvão-
dc.date.accessioned2013-05-02T18:02:17Z-
dc.date.available2013-05-02T18:02:17Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationWALTER, Maria Tereza Machado Teles; BAPTISTA, Sofia Galvão. Formação profissional do bibliotecário. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 13, n. 25, 1. sem. 2008. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2008v13n25p84>. Acesso em: 25 abr. 2013. DOI: 10.5007/1518-2924.2008v13n25p84en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12988-
dc.description.abstractA formação profissional de qualquer categoria profissional envolve aspectos variáveis que incluem questões sobre ética, empregabilidade, conceitos de trabalho, de profissão e de emprego. No caso específico dos bibliotecários, esses pontos são debatidos à luz da literatura, inserindo questões acerca do que seja a competência e de quais são aquelas mais ressaltadas pelos autores que tratam do tema, quando elaboram suas listas para evidenciar a necessidade de atenção dos profissionais que pretendem ser reconhecidos como modernos profissionais da informação. A tarefa de elaborar currículos que preencham todos os requisitos definidos é bastante complexa. Além disso, é inevitável a ênfase nas questões relacionadas às tecnologias de informação e de comunicação, cuja importância no trabalho dos bibliotecários é cada vez maior, seu uso mais intenso e determinante para aqueles que querem desenvolver produtos e serviços de informação cada vez mais adequados aos seus clientes. __________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractProfessional education of any professional category comprehends variable aspects including questions on ethics, employment capacity, job, profession and employment concepts. In the librarians case specially, these points are discussed based on literature, inserting questions about what is competence and which ones are highlighted by authors when they list competences that professionals should have to be recognized as modern information professionals. Besides that, the task of elaborating curricula that fill every determined requirement is very complex. Add to that it is unavoidable to stress questions related to information and communication technologies whose importance in the librarians’ work is becoming greater and greater, and their use more intensive and determinant for those that wish to develop information products and services each time more suitable to their clients.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherDepartamento de Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - CED/UFSCen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleFormação profissional do bibliotecárioen
dc.title.alternativeProfessional education of librariansen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordBibliotecários - formação profissionalen
dc.subject.keywordCompetência profissionalen
dc.subject.keywordBiblioteconomia - estudo e ensinoen
dc.rights.licenseEncontros-Bibli: Revista Eletônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/index. Acesso em: 25 abr. 2013en
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13n25p84en
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.