http://repositorio.unb.br/handle/10482/1286
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_AvaliacaoTreinamentoReacoes.pdf | 305,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Avaliação de treinamento a distância : reação, suporte à transferência e impactos no trabalho |
Autor(es): | Carvalho, Renata Silveira Abbad, Gardênia da Silva |
Assunto: | Avaliação de treinamento Pessoal - treinamento Treinamento e desenvolvimento (T&D) Aprendizagem organizacional Treinamento via internet |
Data de publicação: | 2006 |
Referência: | CARVALHO, Renata Silveira; ABBAD, Gardênia. Avaliaçăo de treinamento a distância: reaçăo, suporte à transferência e impactos no trabalho. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 95-116, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v10n1/a06.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010. |
Resumo: | O uso da Internet em treinamentos a distância vem sendo enfatizado, porém se percebem poucas
avaliações sistemáticas dessas intervenções. A presente pesquisa avalia modelos de predição de
três variáveis critério: Escores de Aprendizagem e Impacto do Treinamento no Trabalho, medido
em Profundidade e em Amplitude. As variáveis antecedentes dos modelos integram os componentes
de Reação, Características da Clientela e Suporte à Transferência. Foi avaliado um curso a distância,
mediado pela Internet, oferecido gratuitamente em nível nacional. A coleta de dados foi realizada
por questionários digitalizados, hospedados em páginas da Internet. Os arquivos de dados utilizados
tiveram variação de 340 a 1.659 casos. Realizaram-se análises de regressão múltipla padrão e
stepwise. O modelo de predição de Escores de Aprendizagem indica influência das variáveis de uso
de ferramentas de interação e Reação a Resultados e Aplicabilidade. Os modelos de investigação
de Impactos no Trabalho revelam relação positiva com indivíduos que percebem mais
favoravelmente os resultados e a aplicabilidade do curso, relatam não haver suporte à transferência
e têm elaborado um plano de negócio. São discutidas as limitações do estudo, suas contribuições
e implicações práticas e teóricas.
__________________________________________________________________________________ ABSTRACT The use of Internet in distance trainings is being emphasized although systematic evaluations of these interventions are barely known. The present research evaluates prediction models of three criterion variables: Learning scores and Training Impact at Work (in depth and in extent). The antecedent variables of the models integrate the following components: Reactions, Trainee Characteristics and Transfer Support. A distance training course based on Internet and nationally offered free of costs was evaluated. Data were captured with digitalized questionnaires, hosted in Internet pages. The database files varied from 340 to 1659 cases. The techniques chosen were multiple regression analyses, with enter and stepwise methods. The prediction model of Learning Scores show an influence of variables such as the use of interaction tools and Reactions to Results and Applicability. The investigation models of Impacts at Work indicate that better results in the criterion variables are obtained by individuals who perceive more positively the results and the applicability of the course, who indicate the lack of transfer support and who have elaborated a business plan. The present research discusses the limitations of the study as well as its practical and theoretical contributions and implications. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons