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Título: Avaliação preliminar do impacto da lei da cadeirinha sobre os óbitos por acidentes de automóveis em menores de dez anos de idade, no Brasil : estudo de séries temporais no período de 2005 a 2011
Outros títulos: Preliminary impact evaluation of mandatory restraining on child deaths by car accidents in Brazil : a time-series study (2005-2011)
Autor(es): Garcia, Leila Posenato
Freitas, Lúcia Rolim Santana de
Duarte, Elisabeth Carmen
Assunto: Acidentes de trânsito
Transporte de crianças
Data de publicação: 2012
Editora: Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde
Referência: GARCIA, Leila Posenato; FREITAS, Lúcia Rolim Santana de; DUARTE, Elisabeth Carmen. Avaliação preliminar do impacto da lei da cadeirinha sobre os óbitos por acidentes de automóveis em menores de dez anos de idade, no Brasil: estudo de séries temporais no período de 2005 a 2011. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 21, p. 367-374, 2012. Disponível em: <http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/ess/v21n3/v21n3a02.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2013.
Resumo: Objetivo: avaliar preliminarmente o impacto da Lei da Cadeirinha sobre a ocorrência de óbitos por acidentes de automóveis em menores de dez anos de idade, no Brasil. Métodos: estudo de séries temporais com desenho do tipo antes e depois, com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade referentes ao período de setembro de 2005 até agosto de 2011; o modelo Autorregressivo Integrado e de Média Móvel Sazonal (SARIMA) foi utilizado. Resultados: no período de um ano após a vigência da Lei, foram registrados 227 óbitos, enquanto no ano anterior, foram realizados 296; a média anual nos cinco anos anteriores foi de 267,8; após a vigência da Lei, houve variação negativa de 23,0% no número absoluto anual de óbitos, sem significância estatística. Conclusão: apesar da redução do número absoluto de óbitos, não se observou impacto estatisticamente significativo da Lei da Cadeirinha, possivelmente pelo curto período de observação pós-intervenção. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Objective: to evaluate the preliminary impact of a child restraint law on the occurrence of deaths caused by car accidents among under ten years old, in Brazil. Methods: a time series study with before and after design data from the Mortality Information System during the period from September 2005 to August 2011; the Seasonal Auto-Regressive Integrated Moving Average (SARIMA) model was used. Results: within one year after the enactment of the law, 227 deaths were recorded, while in the previous year, 296 were recorded; the annual average for the previous five years was 267.8; after the enactment of the law, there was a 23.0% negative variation in the absolute number of deaths,with no statistical significance. Conclusion: despite the reduction in the absolute number of deaths, a statistically significant impact of the law was not observed, possibly due to the short post-intervention observation period.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Medicina (FMD)
Licença: Epidemiologia e Serviços de Saúde - É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial. Fonte: http://scielo.iec.pa.gov.br/revistas/ess/paboutj.htm#copyright. Acesso em: 22 abr. 2013.
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