http://repositorio.unb.br/handle/10482/1280
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Título: | Desenvolvimemo e validação de escalas de suporte à transferência de treinamento |
Autor(es): | Abbad, Gardênia da Silva Sallorenzo, Lucia Henriques |
Assunto: | Treinamento e desenvolvimento (T&D) Formação profissional Pessoal - treinamento Apoio gerencial ao treinamento Aprendizagem contínua Psicologia organizacional |
Data de publicação: | 2001 |
Referência: | ABBAD, Gardênia; SALLORENZO, Lucia Henriques. Desenvolvimemo e validação de escalas de suporte à transferência de treinamento. Revista de Administração, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 33-45, abr./jun. 2001. |
Resumo: | O Suporte à Transferência de Treinamento tem sido considerado pelos pesquisadores da área de Treinamento
e Desenvolvimento (T&D)uma importante variável preditiva de impacto do treinamento no trabalho. Contudo,
ainda são muito raras as pesquisas sobre o assunto. Neste artigo, relata-se a experiência de construção de três
escalas de suporte à transferência. Desenvolveu-se itens de Apoio Gerencial ao Treinamento e de Suporte à
Transferência de Treinamento, os quais foram aplicados em uma amostra de servidores públicos participantes
de 227 cursos de curta duração. Os itens de Apoio Gerencial foram aplicados no início dos cursos e os de
Suporte à Transferência foram aplicados duas semanas (Suporte A) e três meses após os cursos (Suporte B).
Todas as respostas válidas da amostra (2.740 de Apoio, 1.205 de Suporte A e 600 de Suporte B) foram
submetidas a análises fatoriais (PAF, rotação oblíqua e tratamento pairwise para casos omissos). A escala de
Apoio Gerencial contém seis itens com um a/pha de Cronbachigual a 0,82.'A estrutura de suporte póstreinamento
(Suporte A) é composta por duas escalas, a de Suporte Gerencial e Social à Transferência e a de
Suporte Material (a/pha igual a 0,91 e 0,86, respectivamente). São discutidas as possíveis aplicações dessas
escalas nos estudos sobre transferência e impacto do treinamento no trabalho, no levantamento de necessidades
de treinamento e no diagnóstico da capacidade organizacional de criar um ambiente propício à aprendizagem
continua.
____________________________________________________________________________________ ABSTRACT The Support to Transfer of Training has been considered by researchers of T&D as an irnportant prediction variable for impact of training on work. However, there are few studies about it. The present paper reports an experience of constructing three scales of support to transfer. Managerial Support for Traíning and Support to Transfer iterns were developed and applied to public employee particípates in short-terrn courses. The Managerial Support for Training items were applied at the beginning of the courses, while the Support to Transfer íterns; two weeks (SupportA) and three months (Support B) after the end of the courses. Ali the valid responses of the sample (2.740 of Managerial Support for Training, 1.205 of Support A and 600 of Support B) were submitted to factor analysis (PAF, direct oblírnin rotatíon and paírwíse treatment for missing cases). The Managerial Support for Training scale has six items wíth a Cronbach's alpha of 0,82. The post-training support structure (Support A) has two scales: Managerial and Social Support for Transfer and Material Support (alpha "" 0,91 and 0,86, respectively). Possible applicatíons of these scales are discussed related to transfer and impact of training on work, as well as to needs assessments of training and to diagnosing organizational capacity towards a favorable environment for continuous learning _____________________________________________________________________________________ RESUMEN EI Soporte a la Transferencia de Entrenamiento viene siendo considerado por los investigadores deI área de T&D una importante variable predictiva de impacto de entrenamiento enél trabajo. Sín embargo, todavia son muy raras las investigaciones sobre eI asunto. Este trabajo relata la experiencia de construcción de ires escalas de soporte a la transferencia. Fueron desarrollados ítenes de Apoyo Gerencial aI Entrenamiento y Soporte a la Transferencía, los cuaIes fueron aplicados en una muestra de servidores públicos participantes de 227 cursos de corta duración. Los apartados de Apoyo Gerencial fueron aplicados en el inicio de los cursos y los de Soporte a la Transferencia, dos semanas (Soporte A) y tres meses después de los Cursos (Soporte B). Todas las respuestas válidas de la muestra (2.740 de Apoyo, 1.205 de Soporte A y 600 de Soporte B) fueron sometídas a análisis factoriaIes (PAF, rotación oblicua y tratamiento pairwise para casos omisos). La escala de Apoyo Gerencial contiene 6 temas con un alpha Cronbach = 0,82. La estructura de soporte post-entrenamientà (Soporte A) contiene 2 escalas: Soporte Gerencial y Social a la Transferencia y Soporte Material (alpha = 0,91 y 0,86 respectivamente). Son discutidas las posibles aplicaciones de esas escalas en los estudios sobre transferencia e impacto deI entrenamiento en el trabajo, en elIevantamiento de necesidades de entrenamiento y en eI diagnóstico de la capacídad organizacional de crear un ambiente propicio aI aprendizaje continuo. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
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