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Título: Formação continuada de professores da UFPA : um programa institucional em debate
Autor(es): Santos, Marcos Henrique Almeida dos
Orientador(es): Viana, Cleide Maria Quevedo Quixadá
Assunto: Professores universitários - formação
Universidades e faculdades - corpo docente
Formação profissional
Data de publicação: 9-Abr-2013
Referência: SANTOS, Marcos Henrique Almeida dos. Formação continuada de professores da UFPA: um programa institucional em debate. 2012. 170 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente estudo investiga como o Programa de Formação Continuada da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Universidade Federal do Pará (UFPA) tem sido planejado, operacionalizado e organizado na instituição, diante da problemática de ausência e/ou insuficiência de/na formação pedagógica de professores universitários. De forma mais ampla, o objetivo é analisar o Programa de Formação Continuada da PROEG/UFPA, seu planejamento, operacionalização e organização na instituição. De forma específica, dispõe-se a situar as principais discussões teóricas sobre desenvolvimento profissional docente na educação superior; analisar a proposta do Programa e os referenciais teórico-metodológicos indicados para sua concretização; analisar a percepção da equipe de gestão, de formadores e de professores participantes sobre o Programa, concepções, propostas e ações; analisar a percepção dos professores participantes sobre as possíveis contribuições do Programa para a sua formação. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa. O campo empírico da pesquisa é o Programa de Formação Continuada da PROEG. Utiliza-se da pesquisa documental e da pesquisa bibliográfica para a análise do objeto. Os sujeitos da pesquisa correspondem a 23,17% do universo de professores que participaram de uma ação do Programa, a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, a diretora de Ensino da PROEG/UFPA, além da coordenadora de apoio das atividades docentes (CAAD), um membro da equipe colegiada de coordenação e duas professoras que atuaram como facilitadoras em uma das ações do Programa. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o questionário semiaberto. Os resultados apontam que o Programa busca firmar-se institucionalmente como política de formação continuada, embora ainda não tenha um documento oficialmente aprovado, por meio da adesão gradativa dos professores à suas ações, através de um processo de sensibilização, portanto, não firmando a obrigatoriedade de participação. Tem a preocupação primordial com a formação pedagógica e a qualidade do ensino na graduação. No âmbito da sua proposta, sustenta-se a articulação do Programa com as políticas institucionais e nacionais, além de uma concepção de formação dialógica, flexível, sustentada na abordagem experiencial e na articulação entre a teoria e a prática, por meio da reflexão sobre a prática. Há um reconhecimento dos professores participantes das contribuições das ações do Programa para sua formação e para seu trabalho, sobretudo pelas reflexões e trocas de experiências que foram proporcionadas. É fundamental a garantia de mecanismos de acompanhamento contínuo dos professores, como a realização de relatos de experiência e a implantação de um núcleo permanente de assessoramento pedagógico, para que o Programa não se limite às ações esporádicas. Só assim, poderá fortalecer um processo de desenvolvimento profissional docente, que articule formação com condições dignas de trabalho e inclua a perspectiva de valorização profissional. _______________________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study investigates how the Programa de Formação Continuada (Continuing Education Program) of Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Pro-Rectory of Undergraduate Studies-PROEG) at Universidade Federal do Pará (Federal University of Pará-UFPA) have been planned, operated and organized in the institution, in front of the issue of absence and/or insufficiency of/in pedagogical training of universitary teachers. More broadly, the goal is analyzing the Continuing Education Program of PROEG/UFPA, its planning, operationalization and organization in the institution. Specifically, we aim to situate the main theoretical discussions about teaching professional development in higher education; analyzing the proposal of the Program and the theoretical and methodological references indicated of its concretization; analyzing the perception of the management team, educators and teachers about the Program, its conceptions, proposals and actions; analyzing the perception of teachers about the possible contributions of the Program to their training. This is a case study with a qualitative approach. The empirical field of research is the Continuing Education Program of PROEG. It uses documentary research and scientific literature for the analysis of the object. Individuals of research correspond to 23,17% of the universe of teachers who take part in an action of the Program, the Pro-Rector of Undergraduation Studies, the director of Teaching at PROEG/UFPA, besides the coordinator of teachers' activities support (CAAD), a member of the coordination council and two teachers who acted as educators in one of the actions of the Program. The techniques used for data collection have been semi-structured interview and semi-opened questionnaire. Results indicate that the Program searches strengthening itself institutionally as continuing education policy, even have not had an officially approved certification through the gradual accession by teachers to its actions by means a sensibilization process, thus not signing a mandatory participation. The Program has the primary concern with the education and the teaching quality at Undergraduation level. In the context of its proposal, it sustains its articulation with institutional and national policies, and a conception of dialogical and flexible education sustained in the experiential approach and the articulation between theory and practice, by means of the reflexion about practice. There is a recognition of teachers who take part in the contributions of the actions of the Program to their education and their work, mainly for reflexions and experience interchanges that have been provided. It is necessary the guarantee of mechanisms of continuous accompaniment of teachers, as making experience reports and implementation of a permanent core of pedagogical assistance for the Program not to limit itself to sporadic actions. Only then it will can strengthen a process of professional instructor development that can articulate education with decent conditions of work and include a perspective of professional valorization.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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