Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/12708
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducacaoSaudeExperiencia.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Educação em saúde : a experiência de alunos de medicina no ensino em primeiros socorros
Autor(es): Lemos, Erica Freitas Lima
Nisiyama, Amanda Leite
Farias, Igor Eduardo Caetano de
Hamann, Edgar Merchán
Assunto: Primeiros socorros
Assistência em emergências
Extensão universitária
Estudantes universitários
Data de publicação: 2011
Editora: Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília
Referência: LEMOS, Erica Freitas Lima et al. Educação em saúde: a experiência de alunos de medicina no ensino em primeiros socorros. ParticipAção, Brasília, n. 20, 2011. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/participacao/article/viewArticle/6392>. Acesso em: 28 mar. 2013.
Resumo: O artigo apresenta a formação e execução do projeto de extensão da Liga Acadêmica de Emergências e Trauma da Universidade de Brasília, iniciado em 2011, que visa a capacitar professores, principalmente à primeira ajuda, frente a uma situação de emergência ou urgência. O projeto é apresentado, e também é identificada a importância da educação em saúde tanto para a comunidade, como para a formação do profissional médico. A educação em saúde é enfatizada no campo dos primeiros socorros, uma vez que estudos relatam redução da morbidade e mortalidade em situações de emergência pré-hospitalar, se a primeira ajuda for prestada por leigos com treino nesta área. Por fim é realizado um relato de uma das experiências de ensino para professores de uma escola de educação básica e fundamental em que foi possível notar mudança do perfil nas condutas dos educadores, por intermédio de ferramenta avaliativa do conhecimento deles acerca do assunto. Conclui-se que o treinamento sobre princípios básicos de primeiros socorros nas escolas é uma ferramenta válida para minimizar danos advindos da incorreta manipulação com a vítima e falta de socorro imediato. Além disso, observa-se o impacto positivo na formação do estudante de medicina quando ele pratica a educação em saúde.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)
Licença: ParticipAção - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/participacao/article/viewArticle/6392. Acesso em: 28 mar. 2013.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.