Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/12707
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ProjetoVidasParalelas.pdf859,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O Projeto Vidas Paralelas Indígena e a construção da interculturalidade na formação em saúde : um estudo de caso
Outros títulos: The Project “Indigenous Parallel Lives” and the construction of interculturality in the education on health sciences : a case study
El Proyecto “Vidas Paralelas Indígena” y la construcción de la interculturalidad en la formación educacional en salud : un estudio de caso.
Autor(es): Hoefel, Maria da Graça Luderitz
Severo, Denise Osório
Hamann, Edgar Merchán
Santos, Silvéria Maria dos
Selau, Maria Gorete Gonçalves
Assunto: Indígenas - educação
Indígenas - saúde - Brasil
Indígenas - aspectos sociais
Indígenas da América do Sul - Brasil
Data de publicação: 2012
Editora: Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Universidade de Brasília (UnB)
Referência: HOEFEL, Maria da Graça Luderitz et al. O Projeto Vidas Paralelas Indígena e a construção da interculturalidade na formação em saúde: um estudo de caso. Tempus: Actas de Saúde Coletiva, Brasília, v. 6, n. 1, 2012. Disponível em: <http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1091>. Acesso em: 1 abr. 2013.
Resumo: Este artigo busca resgatar e analisar o processo pedagógico do Projeto de Extensão Vidas Paralelas Indígena, com intuito de refetir sobre seus avanços e limites com relação à construção da interculturalidade na formação em saúde. Trata-se de um estudo de caso educacional qualitativo, cujo método de coleta de dados utilizado foi composto por consulta e análise de documentos, vídeos e diários de campo dos extensionistas indígenas. Os resultados indicam que a construção da interculturalidade permeou todo o processo, uma vez que o projeto teve como ponto de partida e como eixos norteadores a expressão dos olhares indígenas, o resgate das concepções e cosmovisão que fundamentam o modo de ver e compreender o mundo na perspectiva dos diferentes povos indígenas, bem como a construção de um espaço de diálogo entre as distintas racionalidades e saberes existentes. Estes princípios tem possibilitado que os estudantes se apropriem do processo de construção do conhecimento e confram sentido a ele, abrindo caminhos para a facilitação das potencialidades dos educandos e, consequentemente para a promoção de processos emancipatórios. Além disso, destaca-se como avanço a formação de uma Comissão Intercultural no interior da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, com a função de debater e construir processos de formação interculturais, que contemplem as diferentes racionalidades, além de viabilizar o acolhimento e suporte aos estudantes indígenas ao longo de toda a graduação. _____________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The purpose of this article is to analyze the pedagogical process of The Project “Parallel Lives Indigene Extension Project”), aiming to refect on its advances and limitations regarding the development of interculturality in healthcare education. This is a qualitative, educational case study. Its data collection method comprised the consultation and analysis of documents, videos, and feld journals of the indigenous extensionists. The results indicate that the development of interculturality guided the entire processes, since the expression of indigenous views was the project’s starting point and main guideline, including the rescue of the conceptions and worldview upon which the perspective and understanding of distinct indigenous peoples are based, as well as the creation of a space for dialog between different existing rationalities and sets of knowledge. These principles have enabled students to take charge of and give meaning to the knowledge development process, opening paths to facilitate the learners’ potentials and, as a consequence, promote emancipatory processes. Furthermore, we highlight the progress represented by the creation of an Intercultural Commission within the Faculty of Healthcare Sciences of the University of Brasília, with the purpose of debating and developing intercultural education processes that contemplate distinct rationalities, in addition to enabling a proper reception of and support to indigenous students throughout the duration of their undergraduate courses. _____________________________________________________________________________________________________________________ RESUMEN
Este artículo busca rescatar y analizar el proceso pedagógico del Proyecto de Extensión de Vidas Paralelas Indígenas, con la intención de refexionar sobre sus avances y límites en relación a la construcción de la interculturalidad en la formación en salud. Se trata de un estudio de caso educacional cualitativo, cuyo método de recolección de datos utilizado estuvo compuesto por consulta y análisis de documentos, videos y diarios de campo de los extensionistas indígenas. Los resultados indican que la construcción de la interculturalidad permeó todo el proceso, ya que el proyecto tuvo como punto de partida y como ejes rectores la expresión de las miradas indígenas, el rescate de las concepciones y cosmovisión que fundamentan el modo de ver y comprender el mundo bajo la perspectiva de los diferentes pueblos indígenas, así como la construcción de un espacio de diálogo entre las distintas racionalidades y saberes existentes. Estos principios han hecho posible que los estudiantes se apropien del proceso de construcción del conocimiento y le den sentido, abriendo caminos para la facilitación de las potencialidades de los educandos y, consecuentemente para la promoción de procesos de emancipación. Además, se destaca como avance la formación de una Comisión Intercultural al interior de la Facultad de Ciencias de la Salud de la Universidad de Brasilia, con la función de debatir y construir procesos de formación interculturales, que contemplen las diferentes racionalidades, además de viabilizar el acogimiento y soporte a los estudiantes indígenas a lo largo de toda la graduación.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)
Licença: Tempus: Actas de Saúde Coletiva - Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)). Fonte: http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1091. Acesso em: 1 abr. 2013.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.