Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/1268
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_2008_JorgeArturCLSantos.pdf796,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Concepções de história e de cidadania nos livros didáticos e nas diretrizes curriculares : leituras e sentidos (1996 – 2005)
Autor(es): Santos, Jorge Artur Caetano Lopes dos
Orientador(es): Muniz, Diva do Couto Gontijo
Assunto: História - estudo e ensino
Ensino
Livros didáticos
Currículos
Data de publicação: 17-Fev-2009
Referência: SANTOS, Jorge Artur Caetano Lopes dos. Concepções de história e de cidadania nos livros didáticos e nas diretrizes curriculares: leituras e sentidos (1996 – 2005). 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: A presente dissertação objetiva identificar e analisar as concepções de história e de cidadania dadas a ler nos livros didáticos de história da quinta série do Ensino Fundamental, nos Parâmetros Curriculares Nacionais de História e no Programa Nacional do Livro Didático desta disciplina. A análise dessa produção, a partir da perspectiva da História Social e das contribuições da História Cultural, viabiliza leituras e compreensões de sentidos conferidos à história e à cidadania, veiculadas nos textos didáticos e nas diretrizes curriculares. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present dissertation has the objective of identify and analyze the conceptions of history and citizenship given to read in didactic books of history of the fifth grade, in the National Curricular Parameters of History and in the National Program of the Didactic Book of History. The analysis of this production from the perspective of Social History and from the contribution of Cultural History makes possible readings and understanding of directions conferred to history and citizenship propagated in didactic texts and curricular lines of direction.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de História, 2008.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.