Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Hamann, Edgar Merchán | - |
dc.contributor.author | Sousa, Maria Fátima de | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-01T18:01:37Z | - |
dc.date.available | 2013-04-01T18:01:37Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | MERCHÁN-HAMANN, Edgar; SOUSA, Maria de Fátima. Educação e saúde indígena: preâmbulo a um futuro cidadão. Tempus: Actas de Saúde Coletiva, Brasília, v. 6, n. 1, 2012. Disponível em: <http://www.tempus.unb.br/index.php/tempus/article/view/1089>. Acesso em: 28 mar. 2013. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12659 | - |
dc.description.abstract | Os autores se referem à presença de
estudantes indígenas nas universidades
brasileiras, que constitui objeto de críticas e debates. Os indicadores de saúde das comunidades indígenas atestam as desvantagens e iniqüidades acumuladas após séculos de exclusão. Diante desse quadro, faz-se um contraste entre as estratégias possíveis de “perdão e esquecimento” ou de “justiça reparadora”. Da formulação de políticas de proteção e garantia de direitos à sua efetivação, há um percurso complexo e,
por vezes, atribulado. Sempre haverá pressões e, ocasionalmente, abusos e distorções que são sempre habilmente aproveitados pelos inimigos da política pública e defensores do Estado mínimo. Os autores acreditam que devem ser fomentados e criados espaços
de diálogo para a realização de debates que contribuam a superar as grandes dicotomias e tensões dialéticas entre: aculturação versus preservação; a etnologia tradicional versus
antropologia na multiculturalidade; etnopolítica versus resistência étnica; reconhecimento versus reifcação excludente; identidade hegemônica de nação versus identidades coletivas particulares,
dentre outros. __________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | The authors focus on the presence of
Brazilian indian students at universities,
which is object of criticism and debate.
Health indicators of Brazilian indigenous
communities show inequities resulting
from centuries of marginalization. This is
the framework for a contrast between two
types of response, discussed by the authors:
“forgiving and forgetting “ or “justice and
reparation”. From the formulation of policies
until their implementation there is a diffcult
and occasionally turbulent path. There will be always pressures and also abuses which
are exploited by the enemies of public policy
and defenders of the minimal State. Authors
believe that we have to promote and create
dialogue spaces for debating issues which may
contribute to the solution of great dichotomies
and dialectic tensions between: acculturation
versus preservation; traditional ethnology
versus multicultural anthropology; ethnic
politics versus ethnic resistance; respectful
acknowledgement versus reifcation; national
hegemonic identity versus collective particular
identities, among others. __________________________________________________________________________________________________________________ RESUMEN | en |
dc.description.abstract | Los autores se referen a la presencia de
estudiantes indígenas en las universidades
brasileñas, que constituye objeto de críticas
y debates. Los indicadores de salud en
las comunidades indígenas muestran las
desventajas e inequidades acumuladas al
cabo de siglos de exclusión. Delante de este
cuadro, los autores hacen un contraste entre las
estrategias posíbles de “perdón y olvido “ o de
“justicia y reparación”. De la formulación de
políticas de protección y garantía de derechos
hasta su efectivación, hay un recorrido complejo
y, a veces, azaroso. Siempre habrá presiones y,
ocasionalmente, abusos y distorciones que son
habilmente aprovechados por los enemigos
de la política pública y defensores del Estado
mínimo. Los autores creen que deben ser
fomentados y creados espacios de diálogo para la
realización de debates que contribuyan a superar
las grandes dicotomías y tensiones dialécticas
entre: aculturación versus preservación;
etnología tradicional versus antropología en la multiculturalidad; etnopolítica versus resistencia
étnica; reconocimiento versus reifcación
excluyente; identidad hegemónica de nación
versus identidades colectivas particulares, entre
otros. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.publisher | Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Universidade de Brasília (UnB) | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Educação e saúde indígena : preâmbulo a um futuro cidadão | en |
dc.title.alternative | Brazilian indians’ education and health : the beginning of a citizen’s future | en |
dc.title.alternative | Educacion y salud indígena : preámbulo a un futuro ciudadano | en |
dc.type | Artigo | en |
dc.subject.keyword | Indígenas - aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indígenas - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indígenas - saúde - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades e faculdades - ingresso | pt_BR |
dc.rights.license | Tempus: Actas de Saúde Coletiva - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)). Fonte: http://www.tempus.unb.br/index.php/tempus/article/view/1089. Acesso em: 28 mar. 2013. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC) | - |
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