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Título: Educação : nova fronteira da bioética
Outros títulos: Education : new frontier of bioethics
Autor(es): Pires, Jansen Ribeiro
Garrafa, Volnei
Assunto: Ensino médio - bioética
Ensino médio - métodos de ensino
Currículos - avaliação
Data de publicação: 2011
Editora: ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Referência: PIRES, Jansen Ribeiro; GARRAFA, Volnei. Educação: nova fronteira da bioética. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.16, Supl.1, p.735-745, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v16s1/a04v16s1.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700004.
Resumo: Este estudo analisa a opinião de professores quanto à introdução de conteúdo sobre bioética no currículo do ensino médio. Foram selecionadas seis escolas: três públicas e três particulares da principal região administrativa de Brasília. De um universo de 340 professores, 150 aderiram à pesquisa. Foi apresentado um questionário com alternativas versando sobre a existência ou não de conteúdo relacionado com a construção de valores nos estudantes. O segundo momento contou com 140 dos professores que participaram da primeira fase. Foi-lhes entregue um texto que resumia o que era a bioética. Ao final, havia um espaço à pergunta se uma nova disciplina de bioética preencheria a lacuna curricular na formação de valores e atitudes éticas nos estudantes. A análise dos dados demonstrou que: (a) a escola não tem cumprido a função de instrumentar a formação da consciência ética; (b) na opinião dos docentes, isto vem acontecendo em razão da inexistência de uma disciplina que se responsabilize pela abordagem destas questões; (c) 51% dos entrevistados se posicionaram a favor da introdução de uma disciplina que trate da bioética na estrutura curricular do ensino médio, por acreditarem que ela poderia contribuir à construção de valores morais e atitudes afirmativas dos estudantes. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study analyses the opinion of teachers regarding the inclusion of contents on Bioethics in the curricular structure of high school. Six schools were selected: three public and three private in the main administrative region of Brasília. In a universe of 340 teachers, 150 joined the research. They were given a questionnaire with answers about the existence or not of curricular contents related to the construction of values in the students. The second phase counted with 140 teachers out of those who joined the first part of the research. These teachers received a text briefly explaining what Bioethics is with a closed space for answering if the inclusion of a new discipline on Bioethics would help creating values and ethics attitudes in the students. There was space for justifying this answer. Data analysis showed that: (a) the school has not carried out its role as an instrument of a critical vision; (b) according to the teachers, this is the result of the absence of a discipline focused on the approach to ethic questions; (c) 51% of the respondents took sides with the inclusion of a discipline that deals with Bioethics in the curricular structure of high school because they believe that it would help the construction of the students’ moral values and affirmative attitudes.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)
Licença: Ciência & Saúde Coletiva - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000700004&lng=pt&nrm=iso.. Acesso em: 28 mar. 2013.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000700004
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