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Título: “Música em PAS” : a música como objeto de avaliação do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB)
Outros títulos: “Música em PAS” : music as an evaluation object of the program of serial university entrance examination of University of Brasília (PAS/ UnB)
Autor(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Assunto: Música - instrução e estudo
Música na educação
Programa de Avaliação Seriada (PAS)
Data de publicação: Jan-2012
Editora: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Referência: AZEVEDO, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de. “Música em PAS”: a música como objeto de avaliação do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB). Revista Educação, Santa Maria, v. 37, n. 1, jan./abr. 2012. Disponívele em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/4382>. Acesso em: 18 mar. 2013. http://dx.doi.org/10.5902/198464444382.
Resumo: Este artigo discute a proposta da música para o Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB), tendo como referência a participação da autora nos grupos de sistematização, elaboração e revisão dos programas de 2001 e 2006, bem como atividades de pesquisa e de prática docente relacionadas com o PAS. O texto apresenta o programa, sua concepção de avaliação e os princípios e pressupostos pedagógico-musicais que orientam a inserção do conhecimento musical como objeto de avaliação obrigatório nesse tipo de concurso. Para isso, adotamos como referência a versão de 2006 do PAS/UnB, resultado da 2ª revisão do programa e vigente em 2011. O programa adota uma Matriz de Avaliação que integra competências, habilidades e objetos de conhecimento. O desenvolvimento de competências e habilidades na Música é orientado por um repertório musical que delimita o conteúdo e possibilita a realização de práticas e experiências musicais por meio de atividades de produção musical (execução, improvisação e composição musical), recepção (apreciação musical) e contextualização. Nesse processo, cabe às escolas e aos professores de música criar situações de ensino e aprendizagem musical em que a experiência musical seja celebrada no sentido de permitir a aprendizagem significativa e favorecer o sucesso dos alunos nas provas do PAS/UnB. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper discusses the musical proposal to Program of Serial University Entrance Examination of University of Brasília (PAS/UnB). The discussion is based on author’s participation on elaboration, systematization, and review groups of 2001 and 2006 programs, as well her researches and her teacher training activities with PAS. The text presents the program, its evaluation conception and the music-pedagogical principles and purposes that guide the insertion of musical knowledge as compulsory evaluation’s object in the university entrance examination. The last program’s version has adopted an Evaluation’s Matrix with some music competences, abilities and evaluation’s objects. The development of music’s competences and abilities is oriented by a music repertoire that defines the content and should be a way for development of musical practices and experiences (performance, improvisation and composition), reception (musical appraising) and context. In this process, the schools and its music teachers are responsible for create learning and teaching situations where the musical experience could be celebrated in sense of to promote a musical significant learning experience and the student’s success in PAS/UnB exams.
Licença: Revista Educação - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/4382. Acesso em: 18 mar. 2013.
DOI: http://dx.doi.org/10.5902/198464444382
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