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ARTIGO_McdonalizacaoJornalismoEspetacularizacao.pdf329,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorJorge, Thaïs de Mendonça-
dc.date.accessioned2013-03-18T21:29:24Z-
dc.date.available2013-03-18T21:29:24Z-
dc.date.issued2008-01-
dc.identifier.citationJORGE, Thaïs de Mendonça. Mcdonaldização no jornalismo, espetacularização da notícia. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, ano V, n. 1, jan./jun. 2008. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/search/authors/view?firstName=Thais&middleName=de%20Mendon%C3%A7a&lastName=Jorge&affiliation=UnB&country=BR>. Acesso em: 11 mar. 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12523-
dc.description.abstractO conceito de mcdonaldização, proposto neste trabalho, se baseia nos princípios da homogeneidade e da velocidade aplicados ao processo jornalístico, notadamente o jornalismo digital. Isso resulta em textos estandardizados, pasteurizados, superfciais, sem aprofundamento, culminando naquilo que denominamos jornalismo binário. O jornalismo binário seria o jornalismo reduzido à sua mínima essência, sem o cui- dado de “ouvir o outro lado” ou de conferir as fontes. Temos, assim, duas hipóteses: 1) a mcdonaldização é um fenômeno que incide sobre o jornalismo e afeta as notícias; e 2) o jornalismo binário é conseqüência, levando a um produto de menor qualidade. Paralelamente, tecemos o argumento de que a espetacularização seria um recurso que encontra no jornalismo digital (mcdonaldizado) as condições para sua inserção no mundo das notícias. ___________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe mcdonaldization concept is based on the homogeneity and velocity principles applied into a journalistic process, mainly the digital one. Its results are a kind of standardized, ‘pasteurized’, superfcial texts, without depth; what we call ‘binary journalism’. ‘Binary journalism’ is the journalism reduced to its minimum essence, that is, a journalism made without listening to “the other side” and without checking. We have two hypotheses: 1) the mcdonaldization is a phenomenon that affects the journalism and the news themselves; and 2) binary journalism as a consequence leads to lesser quality products. Besides, we also argue that spectacularization is a resource that meets the conditions to be inserted in the news’ feld, in digital (‘mcdonaldized’) journalism.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarinaen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleMcdonaldização no jornalismo, espetacularização da notíciaen
dc.title.alternativeMcdonaldization in journalism, the spectacularization of the newsen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordJornalismo - objetividadeen
dc.subject.keywordComunicações digitaisen
dc.subject.keywordJornaisen
dc.subject.keywordImprensaen
dc.subject.keywordRedação de textos jornalísticosen
dc.rights.licenseEstudos em Jornalismo e Mídia - EJM está sob a Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 2.5 Brasil (CC BY-NC-ND 2.5 BR)). Fonte: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/search/authors/view?firstName=Thais&middleName=de%20Mendon%C3%A7a&lastName=Jorge&affiliation=UnB&country=BR. Acesso em: 11 mar. 2013.en
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)-
dc.description.unidadeDepartamento de Jornalismo (FAC JOR)-
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