Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12435
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_MoodleFolioEnsino.pdf510,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Moodle-fólio para o ensino em saúde e enfermagem : avaliação do processo educacional
Outros títulos: Moodle-folio for teaching in health and nursing : an evaluation of the educational process
Moodle-folio para la enseñanza en salud y enfermería : evaluación del proceso educacional
Autor(es): Alves, Elioenai Dornelles
Ribeiro, Lísia Sousa Neiva
Guimarães, Débora Caetano de Souza Martins
Costa, Cássio Murilo Alves
Peixoto, Henry Maia
Martins, Emerson Fachin
Silveira, Aline Oliveira
Assunto: Ensino a distância
Estudantes de Enfermagem
Estudantes universitários
Formação profissional
Data de publicação: Jul-2012
Editora: Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (Brasil)
Referência: ALVES, Elioenai Dornelles. et al. Moodle-fólio para o ensino em saúde e enfermagem: avaliação do processo educacional. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 14, n. 3, jul./set. 2012. Disponível em: <http://www.fen.ufg.br/fen_revista/v14/n3/pdf/v14n3a03.pdf>. Acesso em: 8 mar. 2013.
Resumo: A educação a distância organizada a partir de ambientes virtuais de aprendizagem tem se constituído com uma realidade em expansão na formação de profissionais de saúde no Brasil. Nesta perspectiva, a Universidade de Brasília vem utilizando uma proposta pedagógica inovadora. Dessa maneira, o presente estudo de caso descreveu o uso de um portfólio eletrônico nos processos de ensino e aprendizagem utilizados em duas disciplinas de graduação e em uma de pós-graduação. Foram coletados dados a partir da observação direta e registro das disciplinas e das respostas de 270 alunos a um questionário. Os resultados indicaram um significativo grau de satisfação dos estudantes sobre o design instrucional usado, assim como o caráter inovador da proposta. Portanto, o uso do referido portfólio foi considerado satisfatório quanto aos aspectos capazes de apoiar o processo ensino-aprendizagem a distância na área da saúde. ____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Distance education organized by means of virtual learning environments is a current reality in the expansion of the education of health professionals in Brazil. In this perspective, The University of Brasília has been using an innovative educational proposal. Therefore, the present case study describes the utilization of an electronic portfolio in the teaching and learning process of two undergraduate and one graduate classes. Data were collected based on direct observation of the classes and on the answers to a questionnaire completed by 270 students. The results showed a significant level of satisfaction among the students regarding the instructional design in use, as well as the innovative character of the proposal. Therefore, the use of the portfolio was considered satisfactory in terms of supporting the teaching-learning process in distance education within the healthcare field. ____________________________________________________________________________________________________________ RESUMEN
La educación a distancia organizada desde ámbitos virtuales de aprendizaje se ha constituido en una realidad en expansión en la formación de profesionales de salud en Brasil. En dicha perspectiva, la Universidad de Brasília viene utilizando una propuesta pedagógica innovadora. El presente estudio de caso describió el uso de un portfolio electrónico en los procesos de enseñanza y aprendizaje utilizados en dos disciplinas de grado y en una de posgrado. Datos recolectados mediante observación directa y registro de las disciplinas y de las respuestas de 270 alumnos a un cuestionario. Los resultados indican un significativo grado de satisfacción de los estudiantes sobre el diseño de instrucción utilizado, así como el carácter innovador de la propuesta. Consecuentemente, el uso del referido portfolio fue considerado satisfactorio en cuanto a los aspectos capaces de apoyar el proceso de enseñanza-aprendizaje a distancia en el área de la salud.
Licença: Revista Eletrônica de Enfermagem - A Revista Eletrônica de Enfermagem foi licenciada sob uma Licença Creative Commons (Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.fen.ufg.br/fen_revista/index.htm. Acesso em: 8 mar. 2013.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.