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Título: A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais : uma tentativa de inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios
Outros títulos: Problem solving in the waves subject in the perspective of conceptual fields : an attempt of inferring the construction of mental models and the use of operational invariants
Autor(es): Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
Lara, Anna Elisa de
Moreira, Marco Antonio
Assunto: Problemas, questões, exercícios
Física - estudo e ensino
Aprendizagem - avaliação
Data de publicação: 2004
Referência: SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; LARA, Anna Elisa de; MOREIRA, Marco Antonio. A resolução de problemas em conteúdos de ondas na perspectiva dos campos conceituais: uma tentativa de Inferir a construção de modelos mentais e identificar invariantes operatórios. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 1, p. 101-113. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/146/131>. Acesso em: 28 fev. 2013.
Resumo: A partir de registros obtidos em entrevistas semi-estruturadas sobre conteúdos de ondas e na resolução de um problema nessa área, tentou-se, dentro do referencial da teoria dos campos conceituais de Vergnaud e da teoria dos modelos mentais de Johnson -Laird, inferir se os alunos construíam modelos mentais para resolver as situações propostas e identificar invariantes operatórios (teoremas e conceitos-em-ação) usados na construção de tais modelos. Contudo, não foram obtidas evidências suficientemente convincentes para atingir esses objetivos e a razão parece ter sido a inadequação dos registros que, por sua vez, resultaram da inadequação das situações propostas aos alunos. Tais resultados são discutidos ao final do trabalho, como contribuição a futuras pesquisas na área. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
From records made from semi-structured interviews on the waves subject and from problem solving in this area an attempt was made, in the framework of Vergnaud's conceptual fields theory and Johnson-Laird's mental models theory, to infer whether students constructed mental models in order to deal with the proposed situations and, in such a case, to identify operational invariants (concepts and theorems- in-action) used in the construction of such models. However, the evidence gathered was not sufficiently convincing to infer these models and invariants and the main reason seems to be the inadequacy of the records which, in turn, resulted from the inadequacy of the situations proposed to the students. These findings are discussed at the end of this paper as a contribution to other studies in this area.
Licença: O periódico Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências está está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 By. Fonte: http://revistas.if.usp.br/rbpec. Acesso em: 28 fev. 2013.
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