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Título: Estudo crítico da cultura midiática contemporânea: reflexões teórico-metodológicas
Autor(es): Ribeiro, Lavina Madeira
Assunto: Comunicação de massa - aspectos sociais
Mídia
Comunicação - aspectos sociais
Comunicação e cultura
Data de publicação: Nov-2005
Editora: Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)
Referência: RIBEIRO, Lavina Monteiro. Estudo crítico da cultura midiática contemporânea: reflexões teórico-metodológicas. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 2, n. 5, p. 157-172, nov. 2005. Disponível em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/51/52>. Acesso em: 23 fev. 2013.
Resumo: Este ensaio reflete sobre conceitos-chave para a compreensão da dinâmica da cultura midiática contemporânea – entre eles, os conceitos de hibridismo e de desterritorialização. Revela ainda a força da autoridade científica na formação de consensos e na garantia de segurança ontológica. Além disso, reflete sobre a crescente autonomia institucional da mídia na conformação de padrões identitários, assim como na delimitação da noção de sujeito na contemporaneidade, e aponta os novos elementos emergentes na configuração destes padrões. _____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article deals with key concepts related to the understanding of the dynamics of contemporary media culture – among these, the concepts of hybridism and deterritorialization. This reflection also highlights the strong presence of science as an instrument to assure the formation of consensus and as a guarantee of ontological security. Furthermore, the growing institutional autonomy of media is approached here, in terms of shaping identity standards as well as the delimitation of the notion of the subject within contemporary culture. New emerging elements in the configuration of such standards are also dealt with in this work.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Departamento de Jornalismo (FAC JOR)
Licença: Revista Comunicação, Mídia e Consumo adota a Licença de Atribuição (BY) do Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/79/80. Acesso em: 28 fev. 2013.
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