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ARTIGO_OppositionBetweenMediacentric.pdf122,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorMotta, Luiz Gonzaga-
dc.date.accessioned2013-02-27T20:40:05Z-
dc.date.available2013-02-27T20:40:05Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationMOTTA, Luiz Gonzaga. The opposition between mediacentric and socieocentric paradigms. Brazilian Journalism Research, Brasília, DF, v. 1, n. 1, 2005. Disponível em: <http://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/34>. Acesso em: 26 fev. 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12250-
dc.description.abstractEste artigo identifica e discute duas tendências da investigação do jornalismo no Brasil. Em suma, a tendência hegemônica – a tendência do chamado 'mediacentric' – busca olhar o impacto jornalismo tem sobre a sociedade, divulgando uma visão de mundo autoritária e tendenciosa. A tendência contra-hegemônicos – a tendência do chamado 'sociocentric' – leva em conta o poder do jornalismo, mas considera que é suscetível a pressões e procura olhar para o comércio-dispensa s feita por grupos organizados na sociedade civil e instituições jornalísticas. Este livro defende a segunda tendência e considera-lo como uma postura analítica que é menos ingênua e mais realista. Isso explica a complexidade do jogo político e a correlação de forças na sociedade.en
dc.language.isoInglêsen
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleThe opposition between mediacentric and socieocentric paradigmsen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordJornalismoen
dc.subject.keywordJornalismo investigativoen
dc.subject.keywordSociedade civilen
dc.subject.keywordJornalismo - aspectos sociaisen
dc.rights.licenseBrazilian Journalism Research - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://bjr.sbpjor.org.br/bjr/index. Acesso em: 26 fev. 2013.en
dc.description.abstract1This paper identifies and discusses two trends of journalism research in Brazil. In short, the hegemonic trend – the so-called ‘mediacentric’ trend – seeks to look at the impact journalism has on society by disseminating an authoritarian and biased world view. The counter-hegemonic trend – the so-called ‘sociocentric’ trend – takes into account the power of journalism, but considers it susceptible to pressures and seeks to look at the trade-off s made by organized groups in civil society and journalistic institutions. This paper argues for the second trend and considers it as an analytical stance that is less naive and more realistic. That accounts for the complexity of political game and the correlation of forces in society.en
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)-
dc.description.unidadeDepartamento de Jornalismo (FAC JOR)-
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