Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/12206
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AntonioGarciaMoya.pdf987,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Antonio Garcia Moya, um arquiteto da Semana de 22
Outros títulos: Pro Mario, o Moya era moderno...
Autor(es): Ficher, Sylvia
Assunto: Moya, Antonio Garcia, 1891-1949
Arquitetura - moderna - séc. XX
Data de publicação: 2012
Editora: MDC é uma iniciativa do grupo de arquitetos Alexandre Brasil, André Luiz Prado, Bruno Santa Cecília, Carlos Alberto Maciel, Danilo Matoso, Fernando Maculan, Humberto Hermeto, Pedro Morais.
Referência: FICHER, Sylvia. Antonio Garcia Moya, um arquiteto da Semana de 22. MDC: Mínimo Denominador Comum, Belo Horizonte; Brasília, v. 1, p. 1-13, 2012. Disponível em: <http://mdc.arq.br/?s=Antonio+Garcia+Moya%2C+um+arquiteto+da+Semana+de+22>. Acesso em: 26 fev. 2013.
Resumo: Como se percebe, o subtítulo deste artigo pretende-se uma provocação. Provocação ao sentido corrente de qual seja a “arquitetura do movimento moderno”. Igualmente provocação ao sentido corrente de qual seja a “arquitetura moderna brasileira” ou, como prefere Lucio Costa (1902-1998), a “arquitetura contemporânea brasileira”, esta sutil porém intencionalmente modificada por Yves Bruand para “arquitetura contemporânea no Brasil. Aqui e agora, gostaria de falar de um arquiteto pouco lembrado, menos ainda estudado, Antonio Garcia Moya, nascido em Atarfe, na Andaluzia, Espanha, a 21 de maio de 1891, e falecido em São Paulo, a 19 de junho de 1949. No mais das vezes, é evocado tão somente por ter sido um dos dois arquitetos que participaram da Semana de Arte Moderna em 1922. E dessas evocações, fica-se com o vago sentimento que a sua participação em tão icônico evento se deu sem maior procedência, como que ao acaso, ele por lá se imiscuindo.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Teoria e História (FAU THA)
Licença: MDC: Mínimo Denominador Comum - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons ( Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada (CC BY-NC-ND)). Fonte: http://mdc.arq.br/?s=Antonio+Garcia+Moya%2C+um+arquiteto+da+Semana+de+22. Acesso em: 26 fev. 2013.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins
UnB - Professores Eméritos

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.