Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/12169
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ExperimentacaoEnsinoMedio.pdf148,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Experimentação no ensino médio de Química : a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos : um estudo de caso
Outros títulos: Experiments in high school Chemical education : the necessary search for ethical-environmental conscience in use and discarding of chemical products
Autor(es): Silva, Roberto Ribeiro da
Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Assunto: Química - estudo e ensino
Planejamento experimental
Educação ambiental
Prática de ensino
Data de publicação: 2008
Editora: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru da Faculdade de Ciências, UNESP
Referência: SILVA, Roberto Ribeiro da; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens. Experimentação no ensino médio de Química: a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos: um estudo de caso. Ciência e Educação, v. 14, n. 2, p. 233-249, 2008. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v14n2/a04v14n2.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2013.
Resumo: As concepções sobre o papel da experimentação no ensino vigentes nas décadas de 1960 a 1990 não levavam em consideração questões ambientais. De modo geral, este fato pode ser observado também nos dias atuais. Isso se consubstancia na falta de gestão de resíduos químicos produzidos em aulas experimentais e na ausência de políticas que garantam a segurança de alunos e professores, diretamente, e da comunidade escolar, indiretamente, conforme levantamento realizado em 26 escolas públicas do Distrito Federal. O fazer consciente da experimentação na formação inicial e continuada de professores requer que, além da problematização e de discussões sobre conceitos científicos, sejam incluídos aspectos ambientais, tornando a experimentação uma ação de educação ambiental.
Abstract: Conceptions of the role of experiments in chemical education, which were dominant from the 1960’s to 1990’s, did not take into consideration environmental issues. Generally, this fact can also be observed at present in the lack of management of chemical wastes produced in experimental classes and in the lack of policies, which guarantee the security of students and teachers, and of school communities, according to research carried out in 26 public schools of Distrito Federal in Brazil. Conscientious practice of experimentation in initial and continuous formation of teachers requires that, besides the problematization and discussions of scientific concepts, environmental issues be included, so that experimenting could turn into an environmental education action.
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)
Licença: Ciência e Educação - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons ( Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1516-7313&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2013
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000200004
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons