Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/12137
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ArgumentacaoDiscussoesSocioCientificas.pdf51,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A argumentação em discussões sócio-científicas : reflexões a partir de um estudo de caso
Outros títulos: The argumentation in socio-scientific discussions : reflections from a case study
Autor(es): Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Mortimer, Eduardo Fleury
Scott, Philip H.
Assunto: Ciência - estudo e ensino
Discussões e debates
Data de publicação: 2001
Editora: Associação Brasleira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)
Referência: SANTOS, Wildson L. P. dos, MORTIMER, Eduardo Fleury, SCOTT, Philip H. A argumentação em discussões sócio-científicas: reflexões a partir de um estudo de caso. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, n. 1, 2001. Disponível em: http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/223. Acesso em: 18 fev. 2013.
Resumo: Estudos vêm demonstrando a importância da argumentação no ensino de ciências, em particular, nas discussões de aspectos sócio-científicos. Neste artigo, apontamos como a argumentação pode contribuir em tais discussões e a necessidade do desenvolvimento de intervenções pedagógicas pelo professor que contribuam para aumentar a capacidade argumentativa dos alunos. A análise qualitativa de um estudo de caso, em que o professor planejou um debate para desenvolver a argumentação dos alunos, indica que o uso de perguntas que solicitem ao aluno que justifique os seus pontos de vista pode auxiliar para que eles percebam a necessidade de melhorar a sua argumentação. O estudo demonstra a dificuldade do professor em conduzir o discurso argumentativo em sala de aula e aponta a necessidade de serem desenvolvidas mais pesquisas que auxiliem os professores a melhorar a argumentação dos alunos.
Abstract: Studies have demonstrated the importance of argumentation in science education, particularly in discussions on socio-scientific issues in classrooms. This article points out the role of argumentation in discussions about socio-scientific issues and the need to develop pedagogical interventions that enhancing the students’ argumentation. A case study, in which the teacher carried out a debate in the classroom to enhance students’ argumentation, illustrates how attempts from the teachers to ask students to support their views can help students to pay more attention in their arguments. Furthermore, the case study shows the difficulty of the teacher in organizing and supporting argumentative discourse within the classroom and the need to develop more research to support the teachers in the target to improve argumentation in classroom.
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)
Licença: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://revistas.if.usp.br/rbpec/index. Acesso em: 18 fev. 2012.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.