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Título: Caracterização do consumidor e avaliação da qualidade da carne de frango comercializada em Brasília - DF
Outros títulos: Consumer’s profile and quality evaluation of poultry traded in Brasília - DF
Autor(es): Zamudio, Luz Haydee Bravo
Junqueira, Ana Maria Resende
Almeida, Isaac Leandro de
Assunto: Carne - Brasília (DF) - qualidade
Frango de corte
Carne de aves
Comportamento do consumidor
Carne de frango
Data de publicação: 2009
Referência: ZAMUDIO, Luz Haydee Bravo; JUNQUEIRA, Ana Maria Resende; ALMEIDA, Isaac Leandro de. Caracterização do consumidor e avaliação da qualidade de carne de frango comercializada em Brasília - DF. In: SOBER 2009, Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 47., 2009, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre, 2009. Disponível em: <http://www.sober.org.br/palestra/13/1275.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2013.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo caracterizar demograficamente os consumidores de carne de frango do Distrito Federal e avaliar a percepção dos mesmos sobre atributos de qualidade da carne comercializada em supermercados da região. Para realização da pesquisa 385 questionários foram aplicados em consumidores de carne de frango no momento da compra em supermercados e hipermercados da cidade de Brasília. O questionário era composto por perguntas relacionadas à caracterização e identificação do perfil do consumidor, bem como por perguntas voltadas à identificação dos atributos considerados mais importantes pelos consumidores no momento da compra da carne de frango. Foi observado que 53% dos compradores são mulheres, possuem no mínimo curso superior completo e recebem mais de 5000 reais mensais, 70% têm filhos e tem entre 26 e 55 anos de idade. Os cinco atributos considerados mais importantes em ordem de prioridade são: aspectos sanitários, características sensoriais, a preservação do produto no supermercado, o risco de fraude e o manejo de resíduos no sistema produtivo. O preço foi apenas o 6º colocado. Questões como rastreabilidade/certificação, marca, origem, bem-estar animal foram considerados menos importantes pelos consumidores. A renda teve efeito significativo na maneira como esse consumidor observa questões relacionadas ao aspecto sanitário e rótulos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aimed to identify the profile of poultry consumers of Distrito Federal and to evaluate the perception these consumers have of meat quality. To obtain the data, 385 consumers were interviewed in super and hipermarkets in the city of Brasília. The questionnaire was composed by questions aiming to characterize the consumers and also by questions aiming to identify the most important quality attributes, considering the consumers’ view point. It was observed that 53% of the consumers were highly educated women, with a salary higher than 5000 reais per month, 70% had children, and were between 26 and 55 years of age. The five most important quality attributes were: sanitary aspects, sensorial characteristics, product conservation in the market, fraud, residues disposal. Price was only mentioned in sixth place. Traceability/certification, brand, origin, animal well-fare were considered less important by these consumers. Income has a positive and significant effect on how these consumers perceive questions related to sanitary aspects and label information.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

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