Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/12081
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ESeNarcisoConhecesseAlice.pdf110,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: E se Narciso conhecesse Alice? : conjeturas a respeito de um tema da educação
Outros títulos: What if Narcissus met Alice? : conjectures regarding a theme in education
Autor(es): Ribeiro, Ormezinda Maria
Assunto: Educação
Educadores
Professores
Data de publicação: Jan-2006
Editora: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio Teixeira - INEP
Referência: RIBEIRO, Ormezinda Maria. E se Narciso conhecesse Alice?: conjeturas a respeito de um tema da educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 215, jan./abr. 2006. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/47>. Acesso em: 8 fev. 2013
Resumo: Tece algumas conjeturas a respeito dos rumos da educação, apontando como elas são percebidas. Emprega a figura mitológica de Narciso e a personagem Alice, do País das Maravilhas e dos Espelhos, para, numa alegoria metafórica, questionar algumas teorias que têm norteado os caminhos da educação. O propósito é evidenciar o que vários educadores já apregoam sobre esses caminhos e acentuar a premente necessidade do encontro das diversas ciências que convergem para a educação. __________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this essay we have considered the aims of education, focusing on how they are perceived. We have employed the mythological image of Narcissus and the character Alice from the books "Alice in Wonderland" and "Through the Looking-glass" in order to question, in a metaphorical allegory, some theories that have guided the paths of education. Our aim is to put in evidence what several educators have already emphasized about these paths, and to point out the urgent necessity of joining the different sciences that converge towards education.
Licença: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEP – A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original. Fonte: http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 8 fev. 2013.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.