http://repositorio.unb.br/handle/10482/12081
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ESeNarcisoConhecesseAlice.pdf | 110,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | E se Narciso conhecesse Alice? : conjeturas a respeito de um tema da educação |
Outros títulos: | What if Narcissus met Alice? : conjectures regarding a theme in education |
Autor(es): | Ribeiro, Ormezinda Maria |
Assunto: | Educação Educadores Professores |
Data de publicação: | Jan-2006 |
Editora: | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio Teixeira - INEP |
Referência: | RIBEIRO, Ormezinda Maria. E se Narciso conhecesse Alice?: conjeturas a respeito de um tema da educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 215, jan./abr. 2006. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/47>. Acesso em: 8 fev. 2013 |
Resumo: | Tece algumas conjeturas a respeito dos rumos da educação, apontando como elas são percebidas. Emprega a figura mitológica de Narciso e a personagem Alice, do País das
Maravilhas e dos Espelhos, para, numa alegoria metafórica, questionar algumas teorias que têm norteado os caminhos da educação. O propósito é evidenciar o que vários educadores já apregoam sobre esses caminhos e acentuar a premente necessidade do encontro das diversas ciências que convergem para a educação. __________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT In this essay we have considered the aims of education, focusing on how they are perceived. We have employed the mythological image of Narcissus and the character Alice from the books "Alice in Wonderland" and "Through the Looking-glass" in order to question, in a metaphorical allegory, some theories that have guided the paths of education. Our aim is to put in evidence what several educators have already emphasized about these paths, and to point out the urgent necessity of joining the different sciences that converge towards education. |
Licença: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEP – A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original. Fonte: http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 8 fev. 2013. |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.