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dc.contributor.advisorSantos, Gilberto Lacerda-
dc.contributor.authorFirmino, Emilio Antonio de Paula-
dc.date.accessioned2013-02-01T12:17:45Z-
dc.date.available2013-02-01T12:17:45Z-
dc.date.issued2013-02-01-
dc.date.submitted2012-12-11-
dc.identifier.citationFIRMINO, Emilio Antonio de Paula. A inclusão digital de professores da Educação Básica Pública: o caso do Curso de Especialização em Gestão Escolar do Programa Nacional Escola de Gestores do Ministério da Educação. 2012. xiv, 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12005-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.en
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado é o resultado de uma investigação acerca do conceito de inclusão digital implícito nas políticas públicas de formação continuada de professores mediada pelas Novas Tecnologias de Informação, Comunicação e Expressão (NTICE). Atualmente, as políticas de formação de professores a distância, permeadas pelas NTICE, têm implícitas em seus projetos, a inclusão digital como pré-requisito não declarado. Desta forma, acreditam que os professores possuam, em sua qualificação, um nível de inclusão digital desejável, pré-existente, ou capaz de ser desenvolvido no decorrer do curso. Entretanto, as políticas de inclusão digital brasileiras têm no acesso aos dispositivos computacionais, aos sistemas e na conectividade com a internet, sua principal finalidade. Não há condições, portanto, que a inclusão digital se apresente ou se desenvolva em tal quadro apresentado, há menos que competências e habilidades próprias do manejo das NTICE sejam alcançadas. De modo a ilustrarmos tais afirmações, utilizamo-nos de um estudo de caso, tendo como objeto de estudo o Curso de Especialização em Gestão Escolar do Programa Escola de Gestores, oferecido em sua totalidade na modalidade à distância, e mediado pelas NTICE. O curso apresentou um nível muito baixo de aproveitamento, devido à dificuldade dos cursistas em apresentar elementos da inclusão digital que contribuíssem efetiva e significativamente para que obtivessem sucesso em ações permeadas pelas NTICE. Identificado os elementos, coube-nos a confirmarmos, por meio do aprofundamento teórico, estabelecer uma proposta de nova conceituação da inclusão digital quando esta estiver implícita em programas de formação continuada de professores. Portanto, a conclusão desta dissertação leva-nos a uma proposta de reconceituação da inclusão digital, que deverá estar inserida nos programas de formação de professores, de modo que não haja ênfase nos equipamentos nem no acesso à internet, mas também na apropriação de novas competências, habilidades e atitudes, exigidas para o manejo efetivo das NTICE. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis Master Thesis is the result of one research about the “digital divide” concepts, implicit in public policies of teacher’s postgraduate programs mediated by the New Technologies of Information, Comuication and Expressions (NTICE). At present, them Distance Educational’s public policies, when it was permeated by NTICE, has implicit in his projects, the digital divide as undeclared condition. Thus, they believe that teachers have in their qualification, a desirable level of “digital divide”, pre-existing, or capable of being developed throughout the course. However, the Brazilian “digital divide” policies have access to computing devices, systems and internet connectivity, its primary purpose. There are no conditions, so that “digital divide” is present or develops in such a table, unless their own skills and abilities of the management of NTICE be achieved. In order to illustrate these claims, we use in a case study, where the object of study, Specialization in School Management Program Managers School, offered in its entirety in distance mode, and mediated by NTICE. The course had a very low level of proficiency, due to the difficulty of the students, Scholar’s Managers, to introduce elements of “digital divide” to contribute effectively and significantly to obtain success in continued education actions, permeated by NTICE. Identified elements, fit us to confirm, by deepening theoretical proposal to establish a new concept of digital inclusion when it is implicit in continued education programs for teachers. So the conclusion of this thesis leads us to a proposal for a reconceptualization of digital inclusion, which should be inserted in the training programs of teachers, so that there is no emphasis on the equipment or internet access, but also the appropriation of new skills , skills and attitudes required for effective management of NTICE.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA inclusão digital de professores da Educação Básica Pública : o caso do Curso de Especialização em Gestão Escolar do Programa Nacional Escola de Gestores do Ministério da Educaçãoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordInclusão digitalen
dc.subject.keywordTecnologia da informaçãoen
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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