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2012_MariaClaraDunckSantos.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSchwantes, Cíntia Carla Moreira-
dc.contributor.authorSantos, Maria Clara Dunck-
dc.date.accessioned2013-01-24T11:42:46Z-
dc.date.available2013-01-24T11:42:46Z-
dc.date.issued2013-01-24-
dc.date.submitted2012-07-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Clara Dunck. A contracultura do segundo pós-guerra: um estudo comparativo entre a poesia marginal de Jack Kerouac e Nicolas Behr. 2012. 144 f. il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11957-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2012en
dc.description.abstractO advento da Segunda Guerra Mundial trouxe consigo grandes mudanças no cenário artístico global. Para a compreensão da literatura produzida nesse período, é necessário tratar da Contracultura, um movimento contestador que faz oposição à cultura dominante. Esta, de caráter conservador e elitista, serve à indústria cultural, como um importante veículo de propagação e manutenção do establishment. Apesar de apoiada por uma minoria, a Contracultura é fundamental para a compreensão da literatura contemporânea, visto que, ao se popularizar, contribuiu para a formação da dominante cultural do século XXI: a pós-modernidade. Este estudo compara duas literaturas contraculturais: uma norte-americana da década de 1950, conhecida como geração beat, e outra brasileira da década de 1970, chamada de geração mimeógrafo. Afirma-se que a brasileira é epígona da norte-americana. E para contrapor tal assertiva, esta pesquisa vale-se da Teoria dos Polissistemas, aliada à análise semiótica da poética de Jack Kerouac, no caso da geração beat, e da poética de Nicolas Behr, da geração mimeógrafo. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe advent of Second World War brought relevant changes in the global art scene. For understanding the literature produced during this period, it is necessary to study the Counterculture, a movement that opposes to the dominant culture, which serves the Culture Industry as an important vehicle for the propagation and maintenance of the conservative and elitist establishment. Although the Counterculture is supported by a minority, it is fundamental to the understanding of contemporary literature because its posterior popularity contributed to the formation of the dominant culture of the twenty-first century: the postmodernity. This study compares two countercultural literatures: an American in the 1950s, known as the Beat Generation, and another, Brazilian, in the 1970s, called geração mimeógrafo. It is said that the Brazilian counterculture literature is an epigone to the U.S. To prove this assertion, this research uses the Theory Polysystem allied to a semiotic analysis of the poetry of Jack Kerouac, in the case of the Beat Generation, and the poetry of Nicolas Behr, of the geração mimeógrafo.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA contracultura do segundo pós-guerra : um estudo comparativo entre a poesia marginal de Jack Kerouac e Nicolas Behren
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordContraculturaen
dc.subject.keywordPoesia marginalen
dc.subject.keywordPós-modernidadeen
dc.subject.keywordTeoria dos polissistemasen
dc.subject.keywordGeração Beaten
dc.subject.keywordGeração Mimeógrafoen
dc.subject.keywordKerouac, Jack, 1922-1969en
dc.subject.keywordBehr, Nicolas, 1958- crítica e interpretaçãoen
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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