http://repositorio.unb.br/handle/10482/11941
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2012_CristineideLeandroFrança.pdf | 4,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Modelo de intervenção breve para planejamento da aposentadoria : desenvolvimento e avaliação |
Autor(es): | França, Cristineide Leandro |
Orientador(es): | Murta, Sheila Giardini |
Assunto: | Aposentadoria - planejamento Aposentados - bem-estar Qualidade de vida |
Data de publicação: | 22-Jan-2013 |
Data de defesa: | 10-Ago-2012 |
Referência: | FRANÇA, Cristineide Leandro. Modelo de intervenção breve para planejamento da aposentadoria: desenvolvimento e avaliação. 2012. xx, 178 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | Realizou-se um estudo longitudinal com o objetivo de desenvolver e avaliar efeitos de uma intervenção breve e inovadora para planejamento da aposentadoria. Participaram de uma intervenção grupal 41 servidores públicos, com idade entre 22 e 60 anos. Destes, dez participantes integraram todas as etapas de avaliação do estudo. A intervenção teve a duração de três horas e foi fundamentada no Modelo Transteórico de Mudança, na Teoria do Comportamento Planejado e no Modelo de Implementação de Intenções, Os procedimentos usados correspondem aos princípios ativos de intervenções breves, denominados FRAMES: Feedback, Responsabilidade, Aconselhamento. Menu de opções, Empatia e Autoeficácia. Foram conduzidas três sessões de monitoramento, decorridos dois, quatro e onze meses após a intervenção. Foram utilizados como instrumentos Questionário
Sociodemografico, Escala de Mudança em Comportamento de Preparação para Aposentadoria - EMCPA, Técnica de Completamento de Frases. Roteiro de Entrevista individual. Sistema de Categorias Verbais para Observação de Relatos Espontâneos e uma Escala de Satisfação. Para analise dos dados qualitativos. aplicou-se a análise de conteúdo. Na análise dos dados quantitativos. empregou-se o Método JT. A avaliação de satisfação indicou que a intervenção foi percebida como favorecedora de emoções positivas. novos conhecimentos. mudança de comportamento e interação grupal. Os participantes manifestaram satisfação com a interação entre os colegas e com as estratégias utilizadas e insatisfação com número reduzido de encontros e uso repetido de instrumentos de medida. Uma análise qualitativa das intenções de comportamentos produzidas pela intervenção revelou intenções relacionadas as atividades em ocupação, saúde, rede social, finanças e
planejamento inespecífico. Foram identificados relatos de transição entre os estágios de preparação e ação. sobretudo em saúde. Analises por meio do método JT. aplicadas aos dez participantes que concluíram o estudo. revelaram mudanças mais expressivas no fator investimento em autonomia e bem estar. com mudanças positivas confiáveis em cinco dos
participantes, e resultados menos robustos no fator investimento ocupacional social, com
mudança positiva confiável em um participante. Conclui-se que a intervenção breve favoreceu mudanças cognitivas. motivacionais e comportamentais em indicadores relevantes para a adaptação a aposentadoria. São discutidas limitações e propostas para novos estudos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT A longitudinal study was done with the objective of developing and evaluating the effects of a brief and innovative intervention on retirement planning. The participants of a group intervention were 41 government employees, with ages between 22 and 60. Of these, ten were a pait of all the evaluation stages of the study. The intervention lasted for three hours and was based on the Transtheoretical Model of Change. Theory of Planned Behavior and the Model for Implementation Intentions. The procedures used correspond to the active principles of brief interventions, called by the acronym FRAMES: Feedback. Responsibility. Advice, Menu of options, Empathy and Self-efficacy. Three monitoring sessions were conducted: two. four and eleven months after the intervention. The instruments used were: Sociodemographic Questionnaire. Scale of Behavioral Change in Retirement Planning - EMCPA, Sentence Completion Techniques, hidividual Interview Guides, Satisfaction Scale and Verbal Categories System for Observation of Spontaneous Reports. To analyze the qualitative data of the study, the content was subjected to thorough analysis. The JT Method was applied to better analyze quantitative data gathered throughout the study. The Satisfaction Scale indicated that the intervention was perceived as a promoter of positive emotions, acquirement of new information and knowledge, behavioral change and better group interactions. The participants manifested satisfaction with the interactions between co-workers and with the strategies used but were unsatisfied with the reduced number of meetings and the repetitive use of measuring instruments. A qualitative analysis of the intentions of behaviors produced by the intervention revealed intentions related to activities in occupations, healthcare and wellbeing. social network, finances and unspecific planning. There were reports of transitions between the stages of preparation and action, predominantly in the healthcare area. Analysis conducted based on the JT Method, applied to the ten subjects that concluded the study, revealed more expressive changes in the investment in autonomy factor with trustworthy, positive changes in five participants and less robust results in the area of social occupation, with trustworthy, positive change in one participant. Therefore, it is concluded that the brief intervention favored cognitive, motivational and behavioral changes in relevant indicators in adapting to retirement. Limitations and proposals for new7 studies are also discussed. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2012. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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