Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/11851
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PercepcaoProfessoresEducacao.pdf281,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental
Autor(es): Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
Faria, Dóris Santos de
Assunto: Educação ambiental
Ciência - estudo e ensino
Ensino fundamental
Data de publicação: Jan-2001
Editora: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Referência: BIZERRIL, Marcelo Ximenes Aguiar; FARIA, Dóris S. Percepção de professores sobre a educação ambiental no ensino fundamental. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 82, n. 200/201/202, p. 57-69, jan./dez. 2001. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/414. Acesso em: 3 jan. 2013
Resumo: A inserção da educação ambiental nas escolas é avaliada a partir da opinião de professores em atividade no ensino fundamental do Distrito Federal. As impressões dos professores demonstram que este tema consiste em atividades esporádicas e superficiais, muitas vezes restritas às disciplinas de Geografia e Ciências. As principais dificuldades dos professores dizem respeito às questões orçamentárias e estruturais, como, também, à motivação, capacitação e compreensão do tema, além de dificuldades de relacionamento entre si e em liderar projetos e comprometer-se com o seu andamento. A parceria entre centros de pesquisa e as escolas é considerada como primordial na busca de mudanças neste quadro. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The insertion of the environmental education in the schools is evaluated starting from the opinion of teachers' from the fundamental teaching of Distrito Federal. The teachers' perception demonstrate that this theme consists of sporadic and superficial activities, often restricted to the disciplines of geography and sciences. The teachers' main difficulties say respect to the budgetary and structural subjects, as well as to the motivation, training and understanding of the theme, besides difficulties in the relationship among teachers and in leading and commiting with the course of school projects. The communication between research centers and the schools is considered as primordial in the search of changes in this situation.
Licença: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Fonte: http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/about/editorialPolicies#focusAndScope. Acesso em: 03 jan. 2013
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.