Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/11830
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_IdeologiaEspacialConstitutiva.pdf198,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A ideologia espacial constitutiva do Estado nacional brasileiro
Outros títulos: La ideologia espacial constitutiva del Estado nacional brasileño
The Spatial Ideology for Brazilian national State constitution
Autor(es): Costa, Everaldo Batista da
Suzuki, Júlio César
Assunto: Estado Nacional - Brasil
Ideologia espacial
Integridade territorial
Identidade nacional
Data de publicação: 19-Dez-2012
Referência: COSTA, Everaldo Batista da; SUZUKI, Júlio César. A ideologia espacial constitutiva do Estado nacional brasileiro. Scripta Nova: Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales [En línea], Universidad de Barcelona, Barcelona, v. XVI, n. 418 (6), 1 nov. 2012. Disponível em: <http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-418/sn-418-6.htm>. Acesso em: 18 dez. 2012. ISSN: 1138-9788.
Resumo: No debate sobre a construção do Estado nacional brasileiro, partimos do pressuposto de que esse processo consolidou-se no cerne de uma valorização fragmentária de suas variantes estéticas, conformando uma controversa ideologia espacial de sentido identitário à nação. Progresso, modernização e integração territorial emergem como palavras de ordem no elo entre a nação imaginada, no Brasil Imperial, e a nação tal como se concretiza, ao longo do século XX, apesar do discurso e das ações em resgate à cultura síntese de brasilidade. Evidencia-se, nesse escopo, uma tendência a se pensar a nação mais como produto cultural de uma elite (fragmentos de cidades coloniais e do barroco consagrados) do que por meio de símbolos da formação de territórios híbridos representantes da totalidade de seus construtores: os antagônicos protagonistas. _________________________________________________________________________________ RESUMEN
En el debate sobre la construcción del Estado nacional brasileño partimos del presupuesto de que ese proceso se consolidó en el centro de una valoración fragmentada de sus variantes estéticas, conformando una ideologia espacial controvertida que da sentido de identidade a la nación. Progreso, modernización e integración territorial emergen como palabras de orden en el enlace entre la nación imaginada, en el Brasil Imperial, y la nación tal y como se concreta a lo largo del siglo veinte, a pesar del discurso y de las acciones de rescate de la cultura que sintetiza lo que se considera brasileño. Se evidencia, en ese objetivo, una tendencia a pensar la nación más como producto cultural de una élite (fragmentos de ciudades coloniales y del barroco consagrados) que a través de lós símbolos de la formación de territórios híbridos, que son representantes de la tatilidad de sus constructores, a su vez, lós protagonistas antagônicos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In the debate on Brazilian national state construction, we assume that this process was consolidated at the core of a fragmentary valorization of its aesthetic variants, forming a controversial spatial ideology with sense of identity to the nation. Progress, modernization and territorial integration emerge as watchwords on the link between the imagined nation in Imperial Brazil, and the nation as it concretizes itself throughout the twentieth century, although the speech and actions for rescue of brazilianness culture. It becomes evident, in that scope, a tendency to think the nation more as a cultural product of an elite (established pieces of colonial towns and baroque) than think it by symbols of hybrid territories formation representing the totality of its builders: the antagonistic protagonists.
Informações adicionais: Revista A1 Internacional
Versão da editora: http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-418/sn-418-6.htm
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.