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2012_FláviaBastosdaCunha.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorPulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto-
dc.contributor.authorCunha, Flávia Bastos da-
dc.date.accessioned2012-11-14T13:39:27Z-
dc.date.available2012-11-14T13:39:27Z-
dc.date.issued2012-11-14-
dc.date.submitted2012-07-13-
dc.identifier.citationCUNHA, Flávia Bastos da. Tornar-se professor no cotidiano: um desenho metodológico: epistemológico de processos de subjetivação construídos no contexto da educação filosófica. 2012. xii, 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11624-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2012.en
dc.description.abstractA atualidade e relevância do tema da formação continuada de professores levantam discussões metodológicas, epistemológicas e políticas que mobilizam essa prática a partir das novas tendências e configurações que os contextos educativos vêm assumindo no século XXI. Fundado na interlocução entre a Psicologia, a Educação e a Filosofia acerca dos processos de subjetivação que participam do processo de tornar-se professor no cotidiano, o presente trabalho consiste no relato de uma pesquisa feita em uma escola pública de Ensino Fundamental do Distrito Federal. O objetivo principal de nosso estudo foi propor um referencial teórico-metodológico para a formação continuada de professores no ambiente escolar, apoiado na prática filosófica, e tendo como referencial os processos de construção da subjetividade do professor como sujeito social. Participaram da pesquisa duas turmas de 4ª. série (5º.ano ) e suas respectivas professoras regentes. A partir dos pressupostos metodológicos da abordagem qualitativa associada à pesquisa-intervenção de base cartográfica, pretende-se incentivar a superação da dicotomia teoria/prática a fim de possibilitar uma compreensão do ambiente de trabalho docente enquanto espaço/tempo propício e desejável para sua formação continuada. A análise das entrevistas, das oficinas filosóficas e do diário de campo foi feita com base na análise construtivo-interpretativa associada ao método da cartografia e buscou identificar as zonas de sentido que se colocam nos processos de tornar-se professor no cotidiano escolar no contexto de oficinas filosóficas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractTeacher continuing training and education is an ongoing and relevant issue which triggers methodological, epistemological and political discussions and musters its practice from new tendencies and configurations that educational contexts have adopted in the 21st Century. Based on interlocutions between Psychology, Education and Philosophy on subjectification processes that are part of the process of becoming a teacher on a day-to-day context, this paper consists on the report of research carried out at an elementary public school in Distrito Federal.The aim of our work is to offer a theoretical-methodological reference to teacher continuing training and education in the school environment that is sustained on philosophical practices and that regards the processes of the construction of the subjectivity of the teacher as a social subject. Two fourth grade (fifth year) classes and their respective teachers have participated in the research. Founded on the methodological pretexts of the qualitative approach associated with cartography-based intervention research, the goal is to encourage transcending the theory/practice dichotomy in order to enable a comprehension of the faculty work environment as a space and time favorable and desirable towards teacher continuing training and education. The analysis of the interviews, the philosophical workshops and the field journal was made in accordance with the constructive-interpretative analysis associated with the cartographical method, and has sought to identify the sense zones set in the process of becoming a teacher in daily school life in the context of philosophical workshops.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleTornar-se professor no cotidiano : um desenho metodológico : epistemológico de processos de subjetivação construídos no contexto da educação filosóficaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordEducadores - subjetividadeen
dc.subject.keywordEducação - filosofiaen
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúdept_BR
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