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2012_SttelaPimentaViana.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorReis, Renato Hilário dos-
dc.contributor.authorViana, Sttela Pimenta-
dc.date.accessioned2012-11-08T12:31:19Z-
dc.date.available2012-11-08T12:31:19Z-
dc.date.issued2012-11-08-
dc.date.submitted2012-07-10-
dc.identifier.citationVIANA, Sttela Pimenta. As significações e repercussões do percurso formativo de pedagogos(as) egressos(as) do Projeto Paranoá em suas trajetórias profissionais na educação de jovens e adultos. 2012. 100 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade Brasília, Brasília, 2012.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11594-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.en
dc.description.abstractNesta pesquisa, analiso as significações de cinco pedagogos(as) egressos(as) do Projeto Paranoá e do Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais (Genpex), da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE-UnB), acerca de seus percursos formativos e das repercussões dessa vivência formativa em suas trajetórias profissionais. Os sujeitos que compõem esta pesquisa atuam ou já atuaram com o público da Educação de Jovens e Adultos, em espaços escolares e não escolares. A presente pesquisa tem como matriz analítica a perspectiva histórico-cultural, a partir dos estudos de Vigotsky (2001), Pino (2000), Gramsci (1978), Reis (2000, 2011), Buber (2008), Freire (2006, 1992), Fontana (2005), Soares (2008), Arroyo (2008), Vieira (2005), Brandão (2002), Garcia (1980), Anísio Teixeira (2007), Darcy Ribeiro (1991) e Sousa (2005). Como abordagem metodológica, escolho a matriz qualitativa, com base em Gonzaléz Rey (2002), Ludke e André (1986) e Morin (2008). A pesquisa aponta que uma das significações dos(as) pedagogos(as) egressos(as) se refere à vivência de um processo orgânico de formação no/pelo Projeto Paranoá, em que a articulação entre teoria e prática contribui para a consolidação do sentido político, social e humano de ser pedagogo(a)-educador(a), pela postura de autonomia e engajamento no cotidiano do trabalho que desenvolvem. Aponta-se, também, que a situação-problema-desafio, o princípio metodológico do fazer político- pedagógico do Projeto Paranoá, continua sendo a forma como os(as) pedagogos(as) egressos(as) encaram os enfrentamentos cotidianos no aspecto existencial e profissional, na medida em que não desistem de lutar por uma educação numa perspectiva popular e emancipadora. Para eles, o desafio maior que enfrentam no seu cotidiano profissional é encontrar pessoas que tenham uma mesma sintonia com os princípios de comprometimento com a Educação de Jovens e Adultos. É nesse sentido que o fazer parte de um grupo composto por pessoas que compartilham esses ideais e a busca por um fortalecimento espiritual são indicados pelos(as) pedagogos(as) egressos(as) como possibilidades de superação desse sentir-se sozinhos em suas trajetórias profissionais. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractIn this research, I analyze the meanings of personal formative paths and repercussions in the formative living of five educators’ professional trajectories, those who have participated in the Paranoá Project (Projeto Paranoá) and Teaching-Research-Extension Group in Popular Education and Philosophical, Historical, and Cultural Studies (Grupo de Ensino-Pesquisa- Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais – Genpex). The subjects who are part of this research worked, or have worked, with the public in education for young and adult people at scholar and non-scholar spaces. The following research has as analytical matrix the historical-cultural perspective from the studies of Vigotsky (2001), Pino (2000), Gramsci (1978), Reis (2000, 2011), Buber (2008), Freire (2006, 1992), Fontana (2005), Soares (2008), Arroyo (2008), Vieira (2005), Brandão (2002), Garcia (1980), Anísio Teixeira (2007), Darcy Ribeiro (1991) and Sousa (2005). I have chosen qualitative matrix as methodological framework biased by Gonzaléz Rey (2002), Ludke e André (1986) and Morin (2008). The research shows that one of the educators’ attribution of meaning to the formative procedures refers to the living organic process of formation in and by the Paranoá Project, in which the theoretical and practical articulation has contributed to the political, social, and human sense of being an educator by the autonomy and engaged posture they develop in their work’s daily life. The research also shows that the situation-problem-challenge, the methodological principle of the political-pedagogical practical feature of the Paranoá Project, continues to be the way these educators face quotidian difficulties in existential and professional aspects as far as they do not give up the struggle for education in a popular and emancipatory perspective. For them, the greatest challenge they face in their professional lives is to find people who share the same track regarding the principles of commitment to the young and adult people education. It is in this sense that being part of a group of people who share these ideals and the searching for a spiritual empowerment is indicated by these educators as possibilities of overcoming the feeling of being alone in their professional trajectories.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAs significações e repercussões do percurso formativo de pedagogos(as) egressos(as) do Projeto Paranoá em suas trajetórias profissionais na educação de jovens e adultosen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordFormação profissionalen
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultosen
dc.subject.keywordPedagogosen
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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