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Título: O mundo como prisão e a prisão no mundo : Graciliano Ramos e a formação do leitor em presídios do Distrito Federal
Autor(es): Ribeiro, Maria Luzineide P. da Costa
Orientador(es): Tinoco, Robson Coelho
Assunto: Literatura
Prisioneiros
Leitor
Interesses na leitura
Data de publicação: 6-Nov-2012
Referência: RIBEIRO, Maria Luzineide P. da Costa. O mundo como prisão e a prisão no mundo: Graciliano Ramos e a formação do leitor em presídios do Distrito Federal. 2012. 160 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A presente pesquisa investiga o perfil do leitor em situação de privação de liberdade, tomando por base a leitura de Antônio Cândido e a conceituação de mundo como prisão e vice-versa. Propõe-se, também, ampliar a discussão e compreensão do processo moderno de encarceramento, considerando o efeito da prisionização no comportamento do leitor inserido nessa sociedade marginal. A pesquisa tem caráter qualitativo e quantitativo, na perspectiva teórico-relacional do ato da leitura e caracterização do ambiente carcerário. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários, oficinas literárias e coleta de dados estatísticos do sistema penal em nível nacional e local. O confronto dos referenciais teóricos e empíricos permite dimensionar a realidade na qual se insere o leitor em privação de liberdade, bem como a dinâmica espacial e as variáveis que influenciam sua formação. Os resultados confirmam a existência de comunidades leitoras no sistema prisional do Distrito Federal e evidenciam dificuldades próprias do ambiente carcerário para a apropriação da leitura. A experiência do escritor Graciliano Ramos, autor de Memórias do Cárcere, é considerada para a análise do ato da leitura como espaço de liberdade e elemento relativizador do tempo e do espaço na sociedade encarcerada. Entre o sentimento do homem encurralado pela vida e do animal encurralado pelo Estado, enquanto confinado nos porões do Estado Varguista, ergueu-se, neste escritor alagoano, a descoberta de si mesmo e do outro. Nessa perspectiva, o estudo aponta para a necessidade de políticas públicas de incentivo a leitura como mecanismo de auxílio no resgate da identidade do sujeito privado de liberdade e de sua reinserção social. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study investigates the prisoner reader’s profile by considering the Antônio Cândido’s work and the conceits of the world as a prison, and also, of the prison as a world. It intends to purpose the discussion and the comprehension of the imprisonment modern process and its influence on the prisoner reader’s behavior. The investigation uses the quality and quantity methods, and it analyzes the theorical relation of the act of reading, and the characterization of the prison’s environment. It was done by semi structured interviews, questionnaires, fast literature’s courses and data’s search from the Brazilian prison system. By comparing the studies from researchers and the empirical knowledge, it was possible to describe the reality of the prisoner reader, the social dynamic, and other factors that affect his training process. The results show that readers’ communities exist in Distrito Federal’s prisons, and they also show the proper difficulties for the reading process in prison. The experience of Graciliano Ramos, the author of “Prison’s Memories”, is considered for the analyses of the act of reading as a moment of freedom and relativization of the time and space in this marginal society. While a man trapped by life and an animal trapped by the State, prisoner in the basements of Vargas’ Dictatorship, the author has discovered the others and himself. From this point of view, the present study points the necessity of public policies toward the literature as a mechanism of increasing the self esteem and the social insertion process of the individual who is in jail.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2012.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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