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Title: A dança como instrumento de intervenção neuropsicológica em crianças com encefalopatia crônica não progressiva : um estudo etológico não controlado
Authors: Maia, Elizabeth Tavares
Orientador(es):: Silva, Sérgio Leme da
Assunto:: Paralisia cerebral - crianças
Neuropsicologia
Comportamento - avaliação
Issue Date: 5-Nov-2012
Citation: MAIA, Elizabeth Tavares. A dança como instrumento de intervenção neuropsicológica em crianças com encefalopatia crônica não progressiva : um estudo etológico não controlado. 2012. ix, 62, [27] f. Dissertação(Mestrado em Ciêncis do Comportamento)-Universidade de Brasília, Brsília, 2012.
Abstract: Este estudo apresenta os resultados de um ensaio clínico com delineamento experimental em que os sujeitos participantes foram controles de si mesmo. Visou verificar o uso da Dança de Contato como Intervenção Neuropsicológica para impacto na modificação e ampliação do repertório de mobilidade e de expressões cognitivas (atenção) e emocionais (satisfação e insatisfação) de crianças com Paralisia Cerebral com auxílio de testes neuropsicológicos e observações diretas do comportamento. A amostra compôs-se de seis crianças com quadriplegia mista sendo quatro do sexo feminino e duas do sexo masculino com faixa etária entre cinco e nove anos. Os instrumentos utilizados nas avaliações pré e pós intervenção foram Gross Motor Function Classification System (GMFCS), Columbia Mental Maturity Scale (CMMS - Columbia) e Gross Motor Function Measure (GMFM). Para avaliação da evolução dos participantes ao longo do tempo, criou-se um Etograma aplicado a observação direta dos comportamentos que envolvem atenção, emoção, interação, estratégias de mobilidade, equilíbrio e organização postural. A atenção se modificou ao se considerar o comportamento cognitivo evoluindo ao longo das sessões de estimulação (p = 0,002). A motricidade também se modificou evidenciando diminuição dos movimentos involuntários de membros superiores (p = 0,008) e inferiores (p = 0,028); diminuição de movimentos incoordenados de cabeça (p = 0,002), de tronco (p = 0,015) e de membros superiores (p = 0,002); aumento de movimento coordenado de cabeça (p = 0,010), de tronco (p = 0,031), de membros superiores (p = 0,008) e membros inferiores (p = 0,013). Em contrapartida, houve diminuição do movimento coordenado global (p = 0,046). A estimulação impactou o desenvolvimento de aspectos motores, cognitivos e interativos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study presents the results of a clinical trial with an experimental design in which subjects were controls himself. Aimed to verify the use of dance as Contact Neuropsychological Intervention for impact modification and expansion of the repertoire of expressions of mobility and cognitive (attention) and emotional (satisfaction and dissatisfaction) of children with cerebral palsy with the aid of neuropsychological tests and direct observations of behavior . The sample consisted of six children with quadriplegia mixed with four females and two males aged between five and nine years. The instruments used in the pre and post intervention were Gross Motor Function Classification System (GMFCS), Columbia Mental Maturity Scale (CMMS - Columbia) and Gross Motor Function Measure (GMFM). To review the progress of participants over time, created a ethogram used direct observation of behaviors involving attention, emotion, interaction, mobility strategies, balance and postural organization. Attention has changed when considering cognitive behavior evolving over the stimulation sessions (p = 0.002). The motor also changed showing a reduction in involuntary movements of upper limbs (p = 0.008) and lower (p = 0.028), fewer uncoordinated movements of the head (p = 0.002), trunk (p = 0.015) and upper (p = 0.002), increased coordinated movement of the head (p = 0.010), trunk (p = 0.031), upper limb (p = 0.008) and lower limbs (p = 0.013). In contrast, there is less overall coordinated movement (p = 0.046). Stimulation impacted the development aspects of motor, cognitive and interactive.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2012.
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