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Título: A prática pedagógica da díade professora-monitora na perspectiva da qualidade : um estudo em creche
Autor(es): Silva, Lucilene Santos da
Orientador(es): Sousa, Maria de Fátima Guerra de
Assunto: Educação de crianças
Qualidade (Educação)
Pedagogia - prática
Creches
Data de publicação: 24-Out-2012
Referência: SILVA, Lucilene Santos da. A prática pedagógica da díade professora-monitora na perspectiva da qualidade: um estudo em creche. 2012. xiii, 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Esta pesquisa analisa, na perspectiva da qualidade da Educação Infantil, a prática pedagógica da díade professora-monitora junto a crianças de dois anos de idade em uma creche pública do município de Barreiras, Bahia. O desdobramento dessa questão deu-se por meio dos seguintes objetivos específicos: analisar as interações sociais da díade professora-monitora e entre ela e as crianças nas ações de cuidados e educação; identificar o sentido de mediação pedagógica na prática pedagógica da díade professora-monitora. Essa análise foi pautada em uma abordagem histórico-cultural, a partir dos estudos de Vigotski (1991, 1993, 1995, 1999, 2001, 2004, 2007, 2009), Andrada (2006), Kramer (2005), Sousa (1998, 2003, 2006, 2010), Rego (2003), Cerisara (1996, 2002), dentre outros. A partir de uma abordagem de pesquisa qualitativa realizamos, por um período de dois meses, em turno integral, observações da prática pedagógica em uma turma de maternal I, bem como, entrevistas com duas professoras e duas monitoras dessa turma. Os dados foram organizados por episódios temáticos e tratados na perspectiva da análise de conteúdo. A partir do tratamento dessa questão, reconhecemos que as interações sociais na prática pedagógica da díade professora-monitora com as crianças possibilitam um trabalho com a mediação pedagógica e, portanto, se constituem como um indicador de qualidade na Educação Infantil. Entretanto, os resultados desse estudo apontam para necessidade de revisão da prática pedagógica da díade professora-monitora constituída na Educação Infantil. A análise dos dados nos permite concluir que a constituição dessa díade não se faz mediante a interação das ações desempenhadas por essas profissionais. Evidenciamos um distanciamento das funções de professora e de monitora que se configura em uma separação dos serviços de cuidados e educação na creche. Além disso, verificamos que nos processos de mediação pedagógica essas profissionais se colocam como transmissoras ativas de conteúdos escolares que pouco tem haver com as necessidades educativas das crianças e por assim proceder, as crianças tornam-se passivas nos processos de aprendizagem e desenvolvimento que lhes são propostos. Diante dessa realidade sinalizamos que a presença de duas categorias com formações e profissionalização distintas, atuando no trabalho pedagógico da creche tem comprometido, sobremaneira, a qualidade dos serviços oferecidos pela díade professora-monitora na turma investigada. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research analyzes, in terms of quality early childhood education, the pedagogical practice of the dyad teacher-monitors with children two years old in a public kindergarten the Barreiras, Bahia. The unfolding of this question was given by the following specific objectives: to analyze the social interactions of the dyad-teacher monitors and between her and the children in care and education actions, identify the meaning of pedagogical mediation pedagogical practice in teacher dyad-monitors;. This analysis was based on a historical-cultural approach, based on studies of Vigotski (1991, 1993, 1995, 1999, 2001, 2004, 2007, 2009), Andrada (2006), Kramer (2005), Sousa (1998, 2003, 2006, 2010), Rego (2003), Cerisara (1996, 2002). From a qualitative research approach conducted for a period of two months, fulltime, observations of teaching practice in a nursery class I as well as interviews with two teachers and two monitors in this class. The data were organized by theme and episodes treated in the context of content analysis. From the treatment of this issue, we recognize that social interactions in pedagogical practice of the dyad-teacher monitors the children with a possible job with the mediation and, therefore, constitute themselves as an indicator of quality in early childhood education. However, the results of this study emphasize the need for revision of teacher pedagogical practice of the dyad-monitors made in kindergarten. The data analysis allows us to conclude that the constitution of this dyad is not done through the interaction of the actions performed by these professionals. We show a departure from the roles of teacher and monitors that are configured in a separation of residential care and education in kindergarten. Furthermore, we found that the pedagogical mediation processes these professionals see themselves as active transmitting educational content that has little to do with the educational needs of children and by so doing, children become passive in the process of learning and development they are proposed. Given this reality signaled that the presence of two categories with different professional backgrounds and acting in the pedagogical work of the nursery is committed, above all, the quality of services offered by the dyadic Teacher-monitor in the group investigated.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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