Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/11408
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PraticaAlfabetizacaoInformacao.PDF73,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaixão, Pablo Boaventura Sales-
dc.contributor.authorFreire, Valéria Pinto-
dc.contributor.authorLima, Maria de Fátima Monte-
dc.contributor.authorLinhares, Ronaldo Nunes-
dc.contributor.authorMendonça, Ana Valéria Machado-
dc.contributor.authorSousa, Maria Fátima de-
dc.date.accessioned2012-10-11T20:13:49Z-
dc.date.available2012-10-11T20:13:49Z-
dc.date.issued2011-07-
dc.identifier.citationPAIXÃO, Pablo Boaventura Sales et al. A prática de alfabetização em informação e comunicação em saúde: o olhar dos agentes comunitários de saúde sobre o projeto de inclusão digital em Sergipe, Brasil. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 15, n. 38, p. 937-46, jul./set. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832011000300029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 11 out. 2012.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11408-
dc.description.abstractApresentam-se os resultados iniciais do projeto de Inclusão Digital de agentes comunitários de Saúde (ACS) de Sergipe, Brasil, quando da realização das práticas de alfabetização em Informação e Comunicação (ALFIN), por meio de Oficinas desenvolvidas como estratégia de aproximação entre os ACS de Sergipe e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Identificam-se caminhos efetivos de infoinclusão social, fundamentando-se na Teoria da Ação Comunicativa de Habermas e nos estudos de Paulo Freire. Utiliza-se a abordagem de pesquisa qualitativa e atipologia do Estudo de Caso e do Grupo Focal para o esquadrinhamento das práticas de ALFIN a distância.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherInterface - Comunicação, Saúde, Educaçãoen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA prática de alfabetização em informação e comunicação em saúde : o olhar dos agentes comunitários de saúde sobre o projeto de inclusão digital em Sergipe, Brasilen
dc.title.alternativeThe practice of literacy in health information and communication : the opinion of the community health agents about the digital inclusion project in Sergipe, Brazilen
dc.title.alternativeLa práctica de la Alfabetización en Información y Comunicación en Salud : la miradade los agentes comunitarios de Salud en el proyecto de Inclusión Digital en Sergipe, estado del nordeste de Brasilen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordInclusão digitalen
dc.subject.keywordInclusão socialen
dc.subject.keywordAlfabetização por computadoren
dc.subject.keywordAgentes comunitários de saúdeen
dc.rights.licenseInterface - Comunicação, Saúde, Educação - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-3283&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 11 out. 2012.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832011000300029en
dc.description.abstract1This article presents the initial results of the project of digital inclusion of community health agents (cha) of Sergipe, northeastern Brazil, when they carried out the practice of literacy in information and communication. This happened through workshops developed as a strategy for putting the cha of Sergipe in contact with the information and communication technologies (ict). Effective ways of social infoinclusion are identified, based on Habermas’ theory of communicative action and on paulo freire’sthought. The qualitative approach was used, as well as the typology of case study and focus group for scrutinizing the practices of literacy in information and communication, using distance learning.-
dc.description.abstract2Este artículo presenta los primeros resultados del proyecto de Inclusión Digital de agentes comunitarios de salud (ACS) de Sergipe, Brasil, en el ejercicio de la práctica dela alfabetización en Información y Comunicación (ALFIN) a través de talleres desarrollados como una estrategia para aproximar los ACS de Sergipe y las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC). Busca identificar formas eficaces de inclusión social con base en la Teoría de la Acción Comunicativa de Habermas y en El pensamiento de Paulo Freire. Utiliza el enfoque cualitativo y la tipología de los Estudios de Caso y del Grupo de Enfoque para examinar las prácticas de ALFIN a distancia.-
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)-
dc.description.unidadeDepartamento de Saúde Coletiva (FS DSC)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.