Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11359
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducacaoSaudeerritorios.PDF122,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Roseli Esquerdo-
dc.contributor.authorMalfitano, Ana Paula Serrata-
dc.contributor.authorPalma, Ariane Machado-
dc.contributor.authorFurlan, Paula Giovana-
dc.contributor.authorBrito, Eni Marçal de-
dc.date.accessioned2012-10-03T21:09:36Z-
dc.date.available2012-10-03T21:09:36Z-
dc.date.issued2012-01-
dc.identifier.citationLOPES, Roseli Esquerdo et al. Educação e saúde: territórios de responsabilidade, comunidade e demandas sociais. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, supl.1, p. 18-26, jan./mar. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200003&lng=pt&nrm=iso/>. Acesso em: 3 out. 2012.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11359-
dc.description.abstractEste trabalho integra a pesquisa “Ações Básicas de Saúde e a Construção do SUS: Cidadania, Direitos e Políticas Públicas”, que questiona, a partir de uma perspectiva sócio-histórica, a Estratégia de Saúde da Família. Discute-se a inclusão/exclusão na Atenção Básica de demandas comunitárias e daquelas referentes a problemáticas não tradicionalmente acolhidas pela saúde, como das pessoas com deficiência ou portadoras de transtorno mental, enfocando-se a ação dos agentes comunitários de saúde (ACS). Destaca-se o papel da formação dos estudantes e a possibilidade de potencializar a integração ensino-serviço para as demandas desses grupos populacionais. Trabalhou-se com três experiências, nas cidades de São Paulo e de São Carlos (SP), buscando definir estratégias para a sensibilização e formação dos ACS para lidar com demandas trazidas pela comunidade. O envolvimento real com a comunidade e a sensibilização/capacitação do ACS acerca das necessidades de grupos populacionais específicos e das demandas sociais para além da saúde básica são estratégias fundamentais para efetivar a noção de responsabilidade territorial em saúde e a real universalização da atenção. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study is part of a larger research project on "Primary Care and the Construction of the Unified National Health System: Citizenship, Rights, and Public Policies", which takes a socio-historical perspective to question the Family Health Strategy. The article discusses the inclusion/exclusion of Primary Care for community demands and those related to issues not traditionally covered by health, such as persons with disabilities or mental disorders, with a focus on action by community health workers (CHWs). The study highlights the role of student training and the possibility of strengthening the integration between teaching and services for the demands by these population groups. Three experiences were analyzed in the cities of São Paulo and São Carlos, seeking to define strategies for awareness-raising and training of CHWs to deal with community demands. Real involvement with the community and awareness-raising and training of CHWs concerning the needs of specific population groups and social demands beyond basic health needs are fundamental strategies for implementing the notion of territorial responsibility in health and genuinely universal care.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherAssociação Brasileira de Educação Médicaen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEducação e saúde : territórios de responsabilidade, comunidade e demandas sociaisen
dc.title.alternativeSociais education and health : territorial responsibility, community, and social demandsen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordSaúde da famíliaen
dc.subject.keywordAgentes comunitários de saúdeen
dc.subject.keywordFormação de recursos humanosen
dc.subject.keywordSaúde coletivaen
dc.subject.keywordSaúde da comunidadeen
dc.rights.licenseAssociação Brasileira de Educação Médica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 3 out. 2012.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000200003en
dc.description.unidadeFaculdade UnB Ceilândia (FCE)pt_BR
dc.description.unidadeCurso de Saúde Coletiva (FCE-SC)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.