Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11279
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_LucianoCunhadeSousa.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLoureiro, Paulo Roberto Amorim-
dc.contributor.authorSousa, Luciano Cunha de-
dc.date.accessioned2012-09-24T13:50:12Z-
dc.date.available2012-09-24T13:50:12Z-
dc.date.issued2012-09-24-
dc.date.submitted2009-12-04-
dc.identifier.citationSOUSA, Luciano Cunha de. Software livre como fator de inovação para pequenas e médias empresas do setor de tecnologia da informação e comunicação. 2009. 56 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia) —Universidade de Brasília, Brasília, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11279-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Economia, 2009.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação visa avaliar como se dá a inovação no mercado de TI e os possíveis benefícios do uso de Software Livre como fator de inovação. Realizados estudos econométricos verificou-se que a elasticidade-investimento em pesquisa em relação ao numero de software livre no Brasil é de 2,66, comprovando que o uso de software livre traz um efeito multiplicador na disponibilidade de soluções ao mercado. Quando associado esse potencial multiplicativo ao coeficiente de elasticidade-custo do produto de -1,26, ao fato do custo de uso do código já disponibilizado ser próximo à zero, verificamos um conjunto de fatores que comprova os benefícios de uso do SL. Esses benefícios são ainda mais relevantes para as PME's devido à carência destas ao capital necessário para P&D, para realização dos custosos processos de PI e para investimentos na comercialização. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis thesis aims to study how innovation occurs in the IT market and the possible benefits of using Free Software as a factor for innovation. Econometric studies found that the elasticity of investment in research in relation to the number of free software in Brazil is 2.66, showing that the use of free software brings a multiplier effect on the availability of solutions to the market. When associated with this potential multiplicative coefficient of elasticity of product cost of -1.26, the fact that the cost of using the code already available to be close to zero, we find a set of factors that prove the benefits of using SL. These benefits are even more relevant to SMEs due to the lack of these necessary capital for R, D & I, to carry out the costly process of IP and marketing investments.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleSoftware livre como fator de inovação para pequenas e médias empresas do setor de tecnologia da informação e comunicaçãoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordSoftware livreen
dc.subject.keywordTecnologia da informação e da comunicaçãoen
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/11279/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.