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Título: Caracterização da operação de canais de inspeção de segurança aeroportuários : proposta de modelagem a partir de um caso real
Outros títulos: Operational description of the airport checkpoint security screening : proposal of modeling from a real case
Autor(es): Amikura, Nancy Amélia Sanches
Orientador(es): Fonseca, Adelaida Pallavicini
Assunto: Aeroportos - engenharia civil
Aeroportos - medidas de segurança
Planejamento aeroportuário
Data de publicação: 20-Set-2012
Referência: AMIKURA, Nancy Amélia Sanches. Caracterização da operação de canais de inspeção de segurança aeroportuários: proposta de modelagem a partir de um caso real. 2012. xv, 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Neufville e Odoni (2003) descrevem que administradores e projetistas de aeroportos usualmente fazem opções ineficientes para a configuração de terminais aeroportuários, por não reconhecerem, apropriadamente, a diversidade de requisitos que essas edificações devem atender. No cenário brasileiro, essa condição é agravada pelas representativas taxas de crescimento do transporte aéreo nacional, de forma que os terminais encontram-se em operação próxima aos limites de saturação. Para alteração dessa perspectiva, espera-se que esse trabalho tenha colaborado nos conhecimentos acerca do processamento de passageiros e bagagens de mão e da infraestrutura utilizada nesses procedimentos, sob o enfoque do canal de inspeção de segurança. Por meio do levantamento de estudos acerca desse componente e a realização de estudo de caso voltado ao Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos foi possível definir o perfil operacional dos passageiros nos procedimentos de segurança, estabelecer um modelo que representasse o funcionamento do módulo de inspeção, e realizar a simulação de cenários alternativos. Como configurações otimizadas, analisou-se o impacto da redução do tempo de processamento por passageiro, mediante provimento de informações prévias, e a utilização de um pórtico detector de metais para dois módulos de inspeção (equipamento de raios-X). ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Acording to Neufville and Odoni (2003) managers and designers of airports usually choose inefficient options for the configuration of passenger terminals buildings, because they do not recognize, appropriately, the variety of requirements that these buildings must meet. In the Brazilian scenario, this condition is exacerbated by the representatives growth rates of the national air transportation, so that terminals are operated close to their limits. In order to change this perspective, it is expected that this work has contributed to the knowledge concerning the processing of passengers and carry-on luggage and the infrastructure used in these procedures, under the approach of the airport checkpoint security screening. Through the research of studies about this component and the development of the case study of the International Airport of São Paulo/Guarulhos, it was possible to define the operational profile of passengers on security procedures, establish a model that represents the inspection, and perform the simulation of alternative scenarios. The optimized configurations analyzed were the impact of reducing the processing time per passenger, by providing advance information, and the use of one walk-through metal detector serving two X-ray equipments.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2012.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Transportes
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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