Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/11115
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AglailsonGledsonCabraldeOliveira.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Elaboração da componente curricular “Química para o Ensino Técnico”, utilizando princípios da politecnia
Autor(es): Oliveira, Aglailson Glêdson Cabral de
Orientador(es): Murta, Maria Márcia
Silva, Roberto Ribeiro da
Assunto: Química - estudo e ensino
Ensino técnico
Data de publicação: 6-Set-2012
Referência: OLIVEIRA, Aglailson Glêdson Cabral de. Elaboração da componente curricular “Química para o Ensino Técnico”, utilizando princípios da politecnia. 2012. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, novos cursos na área de Química foram criados em todo o país. Existem alguns problemas nos cursos de Química, dentre os quais se destacam: a grande heterogeneidade de turmas formadas, dificuldade dos alunos em Química, a grande evasão dos alunos e diminuição da qualificação profissional do aluno egresso. Para tentar combater estes problemas, foi proposta uma componente curricular intitulada “Química para o Ensino Técnico”, para ser utilizada no módulo inicial dos cursos técnicos em Química na modalidade subsequente, com o objetivo de elevar o nível de aprendizagem dos alunos que estão ingressando no curso, para que assim seja possível evitar desistências, reprovações e melhorar a qualidade dos nossos alunos egressos. Para a construção da componente curricular utilizou-se como base teórica os princípios da Politecnia, que fundamenta a relação entre trabalho e educação. Além da fundamentação teórica, foi possível realizar visitas técnicas e desenvolver uma pesquisa com professores e alunos de cursos técnicos de Química. Todas as atividades deste trabalho contribuíram para a elaboração de um Módulo de Ensino, que poderá ser utilizado pelos professores dos cursos técnicos de Química, para elaborarem a componente curricular de acordo com as necessidades locais. Com este trabalho verificou-se a necessidade de uma preparação inicial para os alunos ingressarem nos cursos técnicos subsequentes de Química, como também fomentar uma maior discussão a respeito do Ensino de Química para o nível técnico. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
With the creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology, new courses in Chemistry were established throughout the country. There are some problems in chemistry courses, among which are: the great heterogeneity of groups formed, difficulty of students in chemistry, the great escape and a decrease in students' professional skills of the student graduates. To try to combat these problems, we proposed a curricular component entitled "Chemistry for Technical Education", to be used in the initial modulus of technical courses in Chemistry at the subsequent mode, with the aim of raising the level of learning of students who are entering the course, so that you can prevent dropouts, failures and improve the quality of our alumni. For the construction of a curriculum component was used as the theoretical basis of the principles of polytechnic, which underlies the relationship between work and education. In the theoretical framework, it was possible to carry out technical visits and develop a survey of teachers and students of technical courses in Chemistry. All activities of this work contributed to the development of a teaching module, which can be used by teachers of technical courses in chemistry, to develop a curriculum component according to their local needs. This work verified the need for an initial preparation for students enrolling in technical courses subsequent chemistry, but also foster greater discussion about the Teaching of Chemistry to the technical level.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós–Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Instituto de Biologia, Instituto de Física, Instituto de Química, 2012.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.