Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11082
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evento_ResponsabilidadeSocialEmpresa.pdf382,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReinehr, Jaciane Pimentel Milanezi-
dc.date.accessioned2012-08-28T14:34:32Z-
dc.date.available2012-08-28T14:34:32Z-
dc.date.issued2012-05-
dc.identifier.citationREINEHR, Jaciane Pimentel Milanezi. A responsabilidade social da empresa segundo o empresariado paulista. In: Workshop Empresa, Empresários e Sociedade. 8., 2012, Curitiba. Papers... Curitiba: UFPR, 2012. 30 p.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11082-
dc.descriptionO paper apresenta resultados da dissertação de mestrado da autora, defendida no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UNB), em julho de 2011, que contou com apoio do CNPq.en
dc.description.abstracto paper busca uma reflexão sobre a relação entre as mudanças nas crenças capitalistas ocidentais e o fenômeno da Responsabilidade Social Empresarial (RSE), à luz da Sociologia Compreensiva Weberiana e da Sociologia Pragmática Francesa. Elucida os sentidos subjetivamente compartilhados e fornecidos por um grupo de empresas privadas, paulistas e socialmente responsáveis à função empresarial na contemporaneidade e ao modelo de RSE, tais como: manutenção da racionalidade econômica empresarial; ampliação da função econômica da empresa; ampliação das conexões da empresa; instrumento de cumprimento da legalidade; instrumentalidade ao lucro; diferencial de mercado; atratividade do trabalhador; difícil assimilação internamente à empresa; negação da filantropia e do marketing social. Identifica-se, por fim, que a RSE no Brasil se apresenta como fomentadora de conteúdos contraditórios dos espíritos do capitalismo. Por um lado, o modelo mantém a racionalidade econômica da empresa. Por outro lado, flexibiliza esta racionalidade a partir do apelo a crenças contraditórias à racionalidade, tais como o conexionismo e o ideal cívico.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.relation.isbasedonhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9874en
dc.relation.isbasedonhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11723-
dc.relation.isbasedonhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11724-
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA responsabilidade social da empresa segundo o empresariado paulistaen
dc.typeTrabalhoen
dc.subject.keywordAção socialen
dc.subject.keywordResponsabilidade social da empresaen
dc.subject.keywordCapitalismoen
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)-
dc.description.unidadeDepartamento de Sociologia (ICS SOL)-
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons