Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10908
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_AndreiaLiviadeJesusLeao.pdf2,03 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBareicha, Paulo Sérgio de Andrade-
dc.contributor.authorLeão, Andreia Lívia de Jesus-
dc.date.accessioned2012-07-09T11:41:14Z-
dc.date.available2012-07-09T11:41:14Z-
dc.date.issued2012-07-09-
dc.date.submitted2012-04-13-
dc.identifier.citationLEÃO, Andreia Lívia de Jesus. Arte e educação no 1º Centro de Referência de Educação Integral de Brasília em 2009 e 2010: encontros e desencontros. 2012. 186 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)— Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/10908-
dc.descriptionMestrado (dissertação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.en
dc.description.abstractEste estudo relata as práticas artístico-pedagógicas desenvolvidas por dois professores, anteriormente vinculados ao 1º Centro de Referências de Educação Integral do Distrito Federal (CREI) em 2009 e 2010, nas escolas da rede pública de ensino do DF. O objetivo geral deste trabalho é compreender as práticas artístico-pedagógicas e os projetos do professor de Artes Cênicas e do professor Pedagogo, ambos da Secretaria de Educação do Estado do Distrito Federal, e analisar essas práticas através da identificação das ações básicas pertencentes à abordagem triangular para o ensino das artes, quais sejam: ler, contextualizar e fazer a obra de arte. Os registros que fazem parte desse trabalho foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas com os dois professores e foram analisados com base nas experiências de educação integral no Brasil, na história do ensino das artes no Brasil e na abordagem triangular. Os resultados revelaram a criatividade das soluções dos educadores às dificuldades encontradas por eles na realização de seus projetos, registrando as estratégias adotadas por cada professor na montagem de seus projetos artísticos e mostrando a persistência dos educadores no desenvolvimento dos projetos artísticos nas escolas públicas do DF em prol do desenvolvimento integral dos alunos com a experimentação de diferentes linguagens artísticas. Este trabalho descreve alguns modelos educacionais paradigmáticos, experiências brasileiras importantes de educação integral e o histórico da legislação sobre o ensino das artes, mantendo forte diálogo com os comentadores importantes das áreas pedagógicas específicas de educação integral e de ensino de artes. As sínteses dos projetos e das práticas artístico-pedagógicas dos dois professores entrevistados nessa pesquisa poderão servir de subsídio para a criação de novos projetos e como modelo a ser reutilizado por professores e arte-educadores que entrarem em contato com este trabalho, adaptando-o ou replicando-o em seus próprios projetos artísticos.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleArte e educação no 1º Centro de Referência de Educação Integral de Brasília em 2009 e 2010 : encontros e desencontrosen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEducação artística - Brasília (DF)en
dc.subject.keywordEducação integral - Brasília (DF)en
dc.description.abstract1This study reports the artistic educational practices developed by two teachers, formerly linked to the 1st Reference Center of Full-Time Education of Brazil’s Federal District in 2009 and 2010, in the schools of the public educational system of Brazil’s Federal District. The overall goal of this work is to understand the artistic educational practices and the projects of the performing arts and children’s teachers, both from Brazil’s Federal District State Board of Education, and analyze these practices through the identification of the basic actions of the triangular approach to the art teaching, which are: to read, to contextualize and to do the work of art. The records that are part of this study were collected through semi-structured interviews with both teachers and were analyzed based on the experiences of Brazil’s full-time education, on art teaching history in Brazil and on the triangular approach. The results showed the creativity of the educators solutions to the difficulties encountered by them in carrying out their projects, recording the strategies adopted by each teacher in setting up their art projects and showing the persistence of the educators in developing artistic projects in the Federal District public schools on behalf of students integral development, experimenting different artistic languages. This work describes some paradigmatic educational models, Brazilian important experiences of full-time education and the history of legislation on art teaching, keeping strong dialogue with important scholars in the specific educational fields of full-time education and art teaching. The overviews of the projects and of artistic educational practices of both teachers interviewed in this study may serve as a subsidy to the creation of new projects and as models to be reused by teachers and art educators who come in contact with this work, adapting or replicating it in their own artistic projects.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/10908/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.