Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/1086
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTACAO_2008_DoriAlvesJunior.pdf381,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAzevedo, Aldo Antonio de-
dc.contributor.authorAlves Júnior, Dori-
dc.date.accessioned2008-12-16T12:22:50Z-
dc.date.available2008-12-16T12:22:50Z-
dc.date.created2008-
dc.date.issued2008-12-16-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.citationALVES JÚNIOR, Dori. A relação mídia–esporte: um estudo das mensagens esportivas na televisão e seus efeitos na prática da educação física escolar, na percepção do professor. 2008. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1086-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2008.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo analisar no discurso de professores de Educação Física que atuam em escolas públicas do DF, referências e comentários acerca de mensagens esportivas veiculadas pela televisão, que possibilitem sua inserção em aulas de Educação Física. O referencial teórico de base envolve estudos sobre a mídia, o esporte e a Educação Física na escola, com o objetivo de focal izar e relacionar esses fenômenos no campo científico. A partir de uma investigação com a utilização da técnica de pesquisa dos Grupos Focais, foram coletadas informações de professores de Educação Física de escolas públicas do Distrito Federal , que também são alunos do Curso de Especialização em Educação Física Escolar da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasíl ia – UnB. Os resultados da pesquisa demonstram que alguns professores já inseriram o estudo reflexivo da mídia em sua prática cotidiana na escola, mas de forma ainda pontual e não sistematizada. Apontam, também, a existência de contradições e possibilidades pedagógicas nas mensagens esportivas da televisão. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACTpt_BR
dc.description.abstractThe present study has for objective to analyze in the discourse of Physical Education teachers who work in publ ic schools of the DF, references and commentary on sports broadcast messages on TV, which enable thei r integration into classes of Physical Education. The theoretical referential of base involves studies about the media, the sport and physical education on the school, for objective to focalize and to relate those phenomenon in the scientific field. Starting from an investigation with the use of the research technique of the Focal Groups, physical education teachers of the public schools from Distrito Federal information were collected, that are also students of the Course of Specialization in Physical Education School, in Physical Education Universi ty, of the University of Brasília–UnB. The resul ts of the research demonstrate that some teachers already inserted the reflexive study of the media in your daily practice in the school ; but, still , in way punctual and not systematized. They point, too, the existence of contradictions and pedagogic possibilities in the sporting messages of television.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsFreept_BR
dc.titleA relação mídia-esporte : um estudo das mensagens esportivas na televisão e seus efeitos na prática da educação física escolar, na percepção do professorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação físicapt_BR
dc.subject.keywordEsportespt_BR
dc.subject.keywordTelevisãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/1086/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.