Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/10829
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RenanJankeBosque.pdf11,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Mimetismo, padrões de coloração e distribuição geográfica de serpentes Oxyrhopus Wagler, 1830 (Colubridae) e Micrurus Wagler, 1824 (Elapidae)
Autor(es): Bosque, Renan Janke
Orientador(es): Colli, Guarino Rinaldi
Assunto: Cobras - biogeografia
Cores - animais
Mimetismo
Data de publicação: 27-Jun-2012
Referência: BOSQUE, Renan Janke. Mimetismo, padrões de coloração e distribuição geográfica de serpentes Oxyrhopus Wagler, 1830 (Colubridae) e Micrurus Wagler, 1824 (Elapidae). 2012. [37] f., il. Dissertação (Mestrado em Ecologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Há muito tempo o fenômeno do mimetismo tem instigado os cientistas. Porém, muitos aspectos de sua dinâmica, como o efeito da presença de múltiplos modelos e a sobreposição da distribuição geográfica entre mímicos e modelos, permanecem pouco esclarecidos. As serpentes corais são um importante exemplo do mimetismo entre os vertebrados. Nesse complexo, Micrurus é tido como modelo Batesiano para muitas espécies das famílias Aniliidae e Colubridae, incluindo o gênero Oxyrhopus. Assumindo a existência de mimetismo entre Micrurus e Oxyrhopus, eu testei as seguintes predições: (1) a distribuição geográfica de espécies de Oxyrhopus pode ser explicada pela distribuição geográfica de espécies de Micrurus com padrões de coloração correspondentes; (2) a distribuição geográfica da riqueza de espécies de Oxyrhopus pode ser explicada pela riqueza de espécies de Micrurus com padrões de coloração correspondentes; e (3) a distribuição geográfica de espécies de Oxyrhopus com padrões de coloração imperfeitos é positivamente correlacionada com a riqueza de padrões de coloração de Micrurus. Eu classifiquei os padrões de coloração e obtive da literatura e de dados coleção a distribuição geográfica de todas as espécies. Utilizei quadrículas de um grau sobrepostas às distribuições para produzir modelos lineares generalizados, atribuindo 1 para presença e 0 para ausência. Identifiquei 20 padrões de coloração sendo 4 padrões exclusivos de Oxyrhopus, 10 padrões exclusivos de Micrurus e 6 padrões compartilhados pelos gêneros. A presença de Micrurus explicou a presença de Oxyrhopus e apenas um padrão de coloração de Micrurus não explicou a presença do padrão correspondente em Oxyrhopus. A riqueza de Micrurus explicou a riqueza de Oxyrhopus, porém em dois padrões isso não ocorreu. A presença de cada padrão em Oxyrhopus foi positivamente correlacionada com a riqueza de padrões de Micrurus, independentemente da qualidade do padrão. Os resultados suportam a hipótese de uma relação mimética Micrurus e Oxyrhopus, sugerindo co-adaptação durante a diversificação dos dois gêneros.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, 2012.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ecologia
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.