Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Schmidt, Benício Viero | - |
dc.contributor.author | Ebling, Maurício | - |
dc.date.accessioned | 2012-06-18T11:06:35Z | - |
dc.date.available | 2012-06-18T11:06:35Z | - |
dc.date.issued | 2012-06-18 | - |
dc.date.submitted | 2012-03-05 | - |
dc.identifier.citation | EBLING, Maurício. Qualificação profissional e desenvolvimento no Brasil. 2012. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/10735 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, Programa de Mestrado em Ciências Sociais, Estudos Comparados sobre as Américas, 2012. | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho de pesquisa tem o objetivo de verificar a relevância do investimento em qualificação profissional, como uma alternativa para o desenvolvimento econômico e social brasileiro e para uma diferente configuração do capitalismo de mercado nacional que favoreça, de uma forma mais eficiente, o seu desempenho econômico. A qualificação profissional envolve o papel do governo, das empresas e dos trabalhadores como seus principais atores sociais e econômicos. Em cima disto, este trabalho procurou analisar as possibilidades de desenvolvimento utilizando como referencial teórico as teorias do novo desenvolvimentismo (que foca no papel do Estado como principal agente de desenvolvimento) e de variedades de capitalismo (que foca no papel das empresas como principais agentes de desenvolvimento). Em seguida, analisa-se o papel da qualificação profissional como fonte de desenvolvimento, inserida na necessidade de um diálogo social tripartite, envolvendo governo, empresas e trabalhadores. Este contexto é, posteriormente, confrontado com a necessidade de processos de inovação para a manutenção da competitividade econômica, e também com os novos desafios que podem surgir a partir dos conceitos de competência e de sociedade do conhecimento. O trabalho termina com a análise de uma pesquisa empírica sobre os resultados da política pública de emprego e renda do governo federal que é implementada através do Programa Seguro-Desemprego. _________________________________________________________________________________ RESUMEN | en |
dc.description.abstract | La presente investigación tiene como objetivo verificar la relevancia del investimiento en calificación profesional, como alternativa para el desarrollo económico y social brasileños y para una distinta configuración del capitalismo de mercado nacional que favorezca, de modo más eficaz, su desarrollo económico. La calificación profesional abarca la función del gobierno, de las empresas y de los trabajadores como sus principales actores sociales y económicos. De esto, este trabajo buscó analizar las posibilidades de desarrollo utilizando como referente teórico las teorías del nuevo desarrollismo (que da enfoque en los roles del Estado como principal agente de desarrollo) y de variantes del capitalismo (que da enfoque en los roles de las empresas como principales agentes de desarrollo). En seguida, se analiza el rol de la calificación profesional como fuente de desarrollo, injertada en la necesidad de un diálogo social tripartito, involucrando gobierno, empresas y trabajadores. Este contexto es, a posteriori, confrontado con la necesidad de procesos de innovación para la manutención de la competitividad económica, y también con los nuevos retos que pueden surgir a partir de los conceptos de competencia y de sociedad del conocimiento. La investigación se concluye con un análisis de una investigación empírica sobre los resultados de la política pública de empleo y rienda del gobierno federal que es implementada a través del ‘Programa Seguro Paro’. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | This research aims to verify the relevance of investments on skills formation as an alternative to economic and social development in Brazil, and a different configuration of the national market’s capitalism that supports, in a more efficient way, the country’s economic development. Skills formation comprehends the role of the government, firms and workers alike as its main social and economic actors. Overall, this research endeavored to analyze the development possibilities having as its theoretical referential the theories of the new developmentalism (that focuses on the role of the State as the main agent of development) and the varieties of capitalism (that focuses on the role of the firms as the main agents of development). Furthermore, it analyzes the role of skills formation as a source of development inserted in the need of a social dialogue enrolling government, firms, and workers. This context is later confronted with the requirement of innovation processes for the maintenance of economic competiveness, as well as with the new challenges that might emerge from the concepts of competence and knowledge society. This study is concluded with the analysis of an empirical research on the results of employment and income public policies that are implemented through the Program of Unemployment Insurance. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Qualificação profissional e desenvolvimento no Brasil | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Qualificações profissionais | en |
dc.subject.keyword | Política pública | en |
dc.subject.keyword | Programas de sustentação de renda | en |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|