http://repositorio.unb.br/handle/10482/10728
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_IdelizaAmeliadeAraujo.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Competências essenciais e emergentes dos gestores de redes de informação bibliográfica : os casos da EMBRAPA e do CRUESP |
Autor(es): | Araújo, Ideliza Amélia de |
Orientador(es): | Araújo Júnior, Rogério Henrique de |
Assunto: | Gestão da informação Bibliotecas - redes de informação |
Data de publicação: | 18-Jun-2012 |
Data de defesa: | 7-Mai-2012 |
Referência: | ARAÚJO, Ideliza Amélia de. Competências essenciais e emergentes dos gestores de redes de informação bibliográfica: os casos da EMBRAPA e do CRUESP. 2012. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo estudar as competências essenciais e as emergentes necessárias aos gestores de redes de informação bibliográfica tomando como base os casos da Rede Embrapa e do Consórcio Cruesp. Para alcançar este intento apresenta como objetivos específicos: identificar o perfil do profissional da informação gestor das redes de informação bibliográfica; elencar as competências essenciais e as emergentes destes profissionais listando-as após aplicação de questionários com os gerentes das redes que são o foco deste estudo e elaborar um panorama das redes de informação bibliográficas no Brasil. O referencial teórico foi desenvolvido com base na revisão da literatura, que partiu de uma pesquisa bibliográfica, com foco na identificação do profissional da informação gestor de redes de informação bibliográficas, competências, competências essenciais, competências emergentes e redes bibliográficas que são os sistemas de bibliotecas no Brasil. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário aberto em três blocos: identificação da rede de informação bibliográfica; identificação do gestor da rede de informação bibliográfica; e identificação das competências do gestor. Com os dados coletados foi possível traçar o perfil do profissional da informação que é o gestor da rede e preencher os quadros das figuras 5 - definição da agenda de competências essenciais indicada por Prahalad e Hamel (2005) - e 6 - ciclo de vida das competências organizacionais de Sparrow e Bognonno (1994) – apresentando as competências essenciais e as emergentes necessárias aos gestores de redes de informação bibliográfica no Brasil. Conclui-se que: o profissional da informação que é gestor de redes de informação bibliográfica é graduado em biblioteconomia e tem especialização e pós-graduação; as competências essenciais e emergentes exige educação continuada, conhecimentos atualizados na área de inovações tecnológicas e que as redes tendem a crescer e se associarem a outras redes formando consórcios. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The research had the objective to study the core and emerging competencies needed by managers of network bibliographic information using cases of the Embrapa Network and the Cruesp Consortium. To achieve this purpose the following objectives are presented: identify the profile of the information professional manager for networks of bibliographic information, list the core and emerging competencies of there professionals listing them after the application of questionnaires to the managers of the networks that are the focus of this study and to prepare an overview networks of bibliographic information in Brazil. The theoretical framework was developed based on literature review, which began of the bibliographic search, with focus on the identification of the information professional, manager for networks of bibliographic information, competencies, core competencies, emerging competencies and bibliographic networks that are library systems in Brazil. For the data collection was designed an opened questionnaire in three sections: identification of the network of bibliographic information, identification of the manager for network of bibliographic information and identification of the competencies of the manager. With the data collected was possible to draw of the information professional who is the manager of the network and to complete the tables in Figures 5 - definition of the diary core competencies indicated by Prahalad e Hamel (2005) - and 6 - the life cycle of organizational competencies of the Sparrow and Bognonno (1994) - featuring the core and emerging competencies needed by the managers for networks of bibliographic information in Brazil. It was concluded that: the information professional, who is manager of networks bibliographic information, has a degree in library science and has expertise and graduate; core and emerging competencies demands continuing education, updated knowledge in the area of technological innovation and that networks tend to grow and join up other networks forming consortium. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2012. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.