http://repositorio.unb.br/handle/10482/10579
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Título: | Prevalência de sinais e sintomas da disfunção temporomandibular e ansiedade : estudantes brasileiros do ensino fundamental |
Outros títulos: | Prevalence of signs and symptoms of the temporomandibular dysfunction and anxiety in a population of brazilian students coming from a municipal school in Jaboticabal, state of São Paulo |
Autor(es): | Marchiori, André Vinícius Garcia, Alício Rosalino Zuim, Paulo Renato Junqueira Fernandes, Aline Úrsula Rocha Cunha, Lígia Del`arco Pignatta |
Assunto: | Mandíbula Dor em crianças Dor facial Ansiedade nas crianças |
Data de publicação: | Jul-2007 |
Editora: | Mundi Brasil Gráfica e Editora Ltda. |
Referência: | MARCHIORI, André Vinícius et al. Prevalência de sinais e sintomas da disfunção temporomandibular e ansiedade: estudantes brasileiros do ensino fundamental. RGO - Revista Gaúcha de Odontologia, Porto Alegre, v. 55, n.3, p. 257-262, jul./set. 2007. Disponível em:<http://www.revistargo.com.br/search.php?op=search&query=Preval%C3%AAncia+de+sinais+e+sintomas+da+disfun%C3%A7%C3%A3o+temporomandibular+e+ansiedade&limit=all>. Acesso em: 23 maio 2012. |
Resumo: | Objetivos: Avaliar a prevalência de sinais e sintomas da disfunção temporomandibular e dos diferentes níveis de ansiedade em crianças, por meio de um levantamento epidemiológico em escolares do ensino fundamental. Métodos: Foram selecionados 304 alunos de escolas particulares do município de Jaboticabal, São Paulo, sendo 83 da 4ª série, 117 da 6a série e 104 da 8ª série (Comitê de Ética em Pesquisa: 200501873). A amostragem composta por crianças de ambos os gêneros, com idade entre 9 a 15 anos foi avaliada por meio de três questionários auto-aplicáveis, sendo um deles para quantificar o grau da disfunção temporomandibular (Índice de Fonseca) e outros dois para determinar o nível de ansiedade (IDATE C).Resultados : Observou-se que 64,5% possuem sinais e sintomas de disfunção temporomandibular. Este mesmo grupo apresentou alta pre -valência do nível médio de ansiedade sendo Estado: “Como estou me sentindo” e Traço: “Como eu geralmente me sinto”. Os resultados mostraram 96,7% e 63,5%, respectivamente. Ainda com relação a ansiedade traço (relacionada à personalidade), 36,5% das crianças apresentaram nível alto de ansiedade. Conclusão : A grande parte das crianças do ensino fundamental possui sinais e sintomas de disfunção temporomandibular e apresenta-se bastante ansiosa. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT Objectives: The aim of this study was to evaluate prevalence of signs and symptoms of temporomadibular dysfunction and anxiety levels in children, by means of an epidemiological study which was accomplished in scholars from Elementary and Junior High School.Methods: A total of 304 students coming from the Municipal School of Jaboticabal/SP were selected, being 83 from the 4th grades, 117 from the 6th grades and 104 from the 8th grades (Committee of Ethics in Research: 200501873). The sample was composed by children of both genders, ages ranging from 9 to 15 years old. The evaluation was performed by means of three self-applicable questionnaires: one to quantify the temporomadibular dysfunction degree (Index of Fonseca), and two to determine the anxiety level (IDATE C). Results : It was observed that 64.5% presented signs and symptoms of temporomadibular dysfunction. The same group showed high prevalence of anxiety (“How do I feel?”) and Personality Trait anxiety (“How do I usually feel?”). Results showed 96.7% and 63.5%, respec-tively. Still regarding the anxiety related to personality trait 36.5% of the studied children presented high level of anxiety.Conclusion : A great number of children coming from Elementary and Junior High Schools showed signs and symptoms of Temporomadibular dysfunction and anxiety. |
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