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Título: Construções ergativas e médias: uma distinção em termos sspectuais e semânticos
Autor(es): Silva, Cristiany Fernandes da
Orientador(es): Naves, Rozana Reigota
Assunto: Linguística
Gramática comparada e geral - verbo
Lexicologia
Data de publicação: 8-Mai-2012
Referência: SILVA, Cristiany Fernandes da. Construções ergativas e médias : uma distinção em termos sspectuais e semânticos. 2011. 92 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta dissertação analisa as alternâncias ergativa e média a partir das propriedades descritas pela literatura para cada uma dessas estruturas e das configurações sintáticas de duas classes de verbos, abrir e pintar. Ambas as classes admitem uma sentença transitiva com um argumento Agente/Causa e um Tema, como em João abriu a porta e João pintou a janela. Todavia, enquanto a classe dos verbos de abrir admite tanto a alternância ergativa (A porta abriu) como a média (Essa porta abre facilmente), a classe dos verbos de pintar permite apenas a alternância média (Essa janela pinta facilmente), isto é, as sentenças ergativas com verbos desse tipo são agramaticais (*A janela pintou). Adotamos os pressupostos teóricos da gramática gerativa e a hipótese segundo a qual a estrutura argumental do verbo está relacionada com sua estrutura conceitual lexical (LEVIN & RAPPAPORT-HOVAV, 2008; SALLES & NAVES, 2009). Com base nesse referencial e nos fatos empíricos observados, discutimos as propriedades das sentenças ergativas e médias de modo a reduzi-las a apenas duas: uma aspectual, relativa à interpretação de evento ou estado, e uma semântica, relativa à interpretação de Modo/Instrumento. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation analyzes ergative and middle alternations in light of the properties described by the literature for each one of these structures and also in light of the syntactic configurations of two classes of verbs, the open-like class and the paint-like class. Both classes admit a transitive sentence with an Agent/Cause argument and a Theme argument, as in John opened the door and John painted the window. However, open-like verbs admit both the ergative (The door opened) and the middle alternations (This door opens easily), unlike paint-like verbs, which are found only in the middle alternation (This window paints easily), i. e., ergative sentences with this type of verbs are ungrammatical (*The window painted). We adopt the theoretical foundations of generative grammar and the assumption that the argument structure of a verb is related to its lexical conceptual structure (LEVIN & RAPPAPORT-HOVAV, 2008; SALLES & NAVES, 2009). Under this theoretical approach and the observed empirical facts, we discuss the properties of middle and ergative sentences in order to reduce them to only two: an aspectual one, concerning the interpretation of event or state, and a semantic one, concerning the interpretation of Manner/Instrument.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2011.
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