Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10268
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ConflitosSocioambientaisEducacao.pdf127,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Conflitos socioambientais, educação ambiental e participação social na gestão ambiental
Autor(es): Saito, Carlos Hiroo
Ruscheinsky, Aloísio
Bastos, Fábio da Purificação de
Nunes, Jacy Bandeira Almeida
Silva, Luciano Fernandes
Carvalho, Luiz Marcelo de
Assunto: Educação ambiental
Participação social
Freire, Paulo, 1921-1997
Data de publicação: Jan-2011
Editora: Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB
Referência: SAITO, Carlos Hiroo et al. Conflitos socioambientais, educação ambiental e participação social na gestão ambiental. Sustentabilidade em Debate, Brasília, v. 2, n. 1, p. 121-138, jan./jun. 2011. Disponivel em:<http://seer.bce.unb.br/index.php/sust/article/view/3910/3321>. Acesso em: 04 Abr. 2012.
Resumo: Trata-se da síntese da mesa-redonda “Conflitos Socioambientais, Educação Ambiental e Participação Social na Gestão Ambiental” realizada no V ENANPPAS(2010), que teve como foco principal a discussão de quatro temas: Conflitos socioambientais e os mitos da participação social; Conflitos socio ambientais e as incertezas das condições para a educação ambiental em meio aos problemas e conflitos; Resolução de Conflitos socio ambientais – ações mediadas pela razão instrumental e interesse emancipatório; Ações positivas como práticas dialógico problematizadoras.A partir de um texto inicial provocativo, cada debatedor trouxe sua contribuição em forma de texto, seguida de novas questões oriundas dessas intervenções. O conjunto do debate foi gravado, transcrito e sintetizado para apresentação neste artigo. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This is synthesis of the debates held during the round-table “Socio environmental conflicts, environmental education and social participation on environ mentalmanagement”, at the V ENANPPAS (2010), which has focused on the discussionof four main themes: Socio environmental conflicts and the myths of social participation; Socio environmental conflicts and the uncertainty of conditions toen vironmental education immersed in problems and conflicts; Solution of Socio environmental conflitcts – actions mediated by instrumental rationality and emancipatory interest; Positive actions as dialogical problematizing practice onconcrete reality. From an initial provocative text, each member has brought hisfirst contribution, followed by new questions as consequence of these speeches.The hole debate was recorded, transcripted and made a synthesis to present in this manuscript form.
Unidade Acadêmica: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Licença: Sustentabilidade em Debate do Centro de Desenvolvimento Sustentável - Universidade de Brasília é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported. Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/sust/issue/view/441/showToc. Acesso em: 17 abr. 2012.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons