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ARTIGO_FadasPiedadeBruxas.pdf | 112,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | As fadas de piedade e as bruxas de salém |
Autor(es): | Almeida, Tânia Mara Campos de |
Assunto: | Puritanismo Marianismo Sobrenatural |
Data de publicação: | Set-2005 |
Editora: | Asociación de Cientistas Sociales de la Religión em el Mercosur |
Referência: | ALMEIDA, Tânia Mara Campos de. As fadas de piedade e as bruxas de salém. Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião, Porto Alegre, v. 7, n. 7, p. 39-48, set 2005. Disponível em:<http://seer.ufrgs.br/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2276/981>. Acesso em: 21 mar. 2012. |
Resumo: | Como dois fenômenos religiosos, motivados e sustentados por visões sobrenaturais de crianças e adolescentes, podem gerar transformações pessoais esociais diametralmente opostas? Um dos fenômenos analisados faz parte do cato-licismo popular brasileiro e se refere a uma aparição da Virgem Maria. O outrofenômeno revela uma dinâmica religiosa americana comum no século XVII, ainquisição puritana, capaz de levar muitas pessoas à morte e de promover signifi-cativas alterações nas vidas dos envolvidos e de suas comunidades. Além de seestabelecer uma comparação entre os dois fenômenos, procurou-se apresentar ariqueza dessas experiências, não cedendo a interpretações excessivamentepsicologizantes, sociologizantes e pouco sensíveis à vivência do transcendente. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT How can two religious phenomena, motivated and sustained by supernatural visions of children and adolescents result in totally diametrically different personal and social transformations? One of the phenomena studied is part of the Brazilian Catholicism and refers to an apparition of the Virgin Mary. The other phenomenon, the puritan inquisition, reveals an American religious dynamic very common in the 17th Century. The inquisition caused many people to die and promoted significant changes in the lives of the people involved and intheir communities. Besides comparing these two phenomena, the author’s purposewas also to show the richness of these episodes, without surrendering tointerpretations which are excessively psychological and sociological, and which arenot sensible to the transcendent’s experience of life. |
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